quarta-feira, 8 de abril de 2015

Previsão de ressaca no litoral

Depois de um dia chuvoso e uma pequena queda na temperatura terça-feira (7), em Campos, a previsão do tempo para quarta-feira (8) é de sol com muitas nuvens durante todo o dia. No litoral do Estado do Rio, inclusive em cidades da região, o alerta era de ressaca durante essa madrugada, com possibilidade de ondas de até três metros.

Desde terça, a Defesa Civil de São João da Barra já estava atenta a possíveis alteração no litoral, principalmente no Açu e Atafona, onde recentemente o mar chegou a avançar sobre a costa inundando ruas. “Temos a previsão de pancadas de chuvas e de ressaca. A Marinha emitiu um alerta para o mar alto, entre dois e três metros, em todo o Estado do Rio incluindo o litoral de São João da Barra até a próxima quinta-feira (9). Devemos ter ocorrências de pancadas de chuvas, em áreas isoladas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil em SJB, Adriano de Assis.

Segundo os institutos de meteorologia, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente é que tem provocado à instabilidade do tempo e a ameaça de ressaca no litoral do Sul ao Sudeste.

Em Campos, de acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, a chuva espaça e o vento forte, terça, não trouxeram transtornos. Mesmo com temporais em algumas áreas do Sudeste, o rio Paraíba do Sul segue baixando em Campos.

— Desde a semana passada quando a medição do Paraíba teve uma média de 6 metros houve uma queda gradativa nos últimos dias. Nesta terça-feira (7) o nível estava em 5m12. A tendência é o que o rio baixe ainda mais, já que na segunda quinzena a previsão é de um tempo mais seco — disse Henrique.

Para os demais municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense os próximos dias não serão de temporais, segundo informou o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, coronel Moacir Pires. “Até sexta-feira (10) as chuvas não devem passar de 2 a 4mm na região”, informou.

De acordo as previsões metrológicas do site Climatempo a primeira quinzena de abril reserva duas frentes frias para o Brasil, mas o volume de chuvas vai cessar em muitas áreas, inclusive no Estado.

Defesa Civil já monitora as áreas de risco

Mesmo sem nenhum registro de ocorrência, a Defesa Civil de Macaé já começou o monitoramento das áreas de risco do município por conta da chuva constante que cai desde o último domingo. De acordo com a previsão meteorológica, a expectativa é de que o tempo mude a partir de quarta. Porém, as temperaturas devem continuar mais amenas. A previsão para Macaé é de mínima de 21º e máxima de 29º.

Nesta quarta serão retomadas as demolições de casas e estruturas com alto risco para moradia na Ladeira de Sant’Anna. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Luciano Castilhos, esta é a segunda ação na comunidade. As intervenções serão na beira da linha ou na subida da ladeira pelo bairro Aroeira (rua Nilo Santos Macedo).

A medida objetiva evitar a reocupação de imóveis, cujos proprietários já foram beneficiados por programas habitacionais do município depois das fortes chuvas no final de 2013, época em que as unidades foram interditadas pela Defesa Civil.  


Folha da Manha/Show Francisco
D.M.
M.G.
Foto: Valmir Oliveira 




Nenhum comentário: