quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em cinco meses, Campos já registra 602 casos de dengue

O Centro de Referência da Dengue atende 200 pacientes diariamente. No local, muita reclamação

Mais de 600 casos de dengue já foram confirmados em Campos somente esse ano. Os dados são alarmantes, principalmente se comparados com o ano de 2014, que registrou apenas 54 casos. A equipe do jornal Terceira Via esteve, na manhã desta quarta-feira (20), no Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) e registrou muita reclamação sobre o atendimento. No local, são atendidos 200 pacientes, em média, por dia. Destas, somente doze confirmam a doença. A informação é do diretor do órgão, Luiz José de Souza que descarta a hipótese de epidemia.

A autônoma Elza Kozaka,de 55 anos, acompanhava a neta de sete anos. Ela reclamou do tempo de espera. "Eles atendem bem, mas já faz três horas que estamos esperando pelo atendimento. Está demorando demais", reclamou.

Outra reclamação dos usuários foi em relação ao exame de sangue que confirma a doença. Eles alegam que o médico do CRDI nem sempre cogita essa alternativa para comprovar a doença. Além disso, o resultado demora para ser entregue ao paciente.

A pele da manicure Camila Nandes está coberta de manchas vermelhas e, há seis dias com esse e outros sintomas da dengue, ela ainda não recebeu o resultado do exame feito no Centro de Referência Municipal. “Fiz o exame em laboratório particular e acusou dengue. Eu queria saber logo o diagnóstico pra não ficar tratando como virose, como os médicos que me atenderam aqui falaram”.

Em frente ao CRDI existe um cartaz informando que os resultados dos exames feitos na unidade são entregues dois dias após a coleta. Já a nota enviada pela Prefeitura de Campos afirma que ficam prontos em um dia.

"Temos muita consulta de retorno, mas há pacientes que ficam assintomáticos no oitavo dia da doença e não voltam para fazer o exame de confirmação que, em alguns casos, é indicado. No CRDI fazemos um diagnóstico diferenciado e somos referência no tratamento da dengue no país", disse Luiz José.

O CRDI funciona no prédio anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana, na avenida José Alves de Azevedo, no Centro. O atendimento acontece de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Patricia Barreto Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: