quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mulher morre com suspeita de soro não predominante


Médico Luiz José de Souza falou sobre a paciente que morreu na última segunda-feira em Campos com suspeita de dengue

Diferente do que saiu publicado no título de capa da edição impressa desta quinta-feira de O Diário, mulher morreu segunda-feira em Campos com suspeita de "soro não predominante" (dengue). A paciente era de Santa Maria e veio a óbito no Hospital dos Plantadores de Cana.

Da redação.

A Secretaria de Saúde, através da Direção de Vigilância em Saúde, e o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas, antigo Centro de Referência da Dengue (CRD), vão enviar para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, amostras de sangue da mulher de 60 anos, que morreu na última segunda-feira, em Campos, com suspeita de dengue.

Segundo o diretor do CRD, médico Luiz José de Souza, o exame de triagem feito na paciente deu positivo para dengue, mas a gravidade do caso chamou a atenção. "Foi um caso muito diferente dos que temos atendido no CRD, que é pelo sorotipo 1, onde os sintomas são mais brandos. Nessa paciente, os sintomas começaram a aparecer há uma semana, mas o quadro se agravou rapidamente e ela teve insuficiência respiratória aguda e choque circulatório, vindo a falecer. Estamos investigando, mas tudo indica que ela foi acometida pelo sorotipo 2 ou 3. Enviamos para a Fiocruz para isolarmos o vírus".

Luiz José disse que a paciente não chegou a receber atendimento no CRD, indo direto para a UTI do Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), após ser encaminhada da Unidade Pré-Hospitalar de Santo Eduardo, onde teria recebido os primeiros atendimentos. "Não houve falha no atendimento prestado pelo HPC", explicou o médico, destacando que a mulher é de Santa Maria, distrito de Campos, e viajou recentemente para Guaçui, no Espírito Santo. Os sintomas começaram a aparecer após a viagem.

Ao contrário do restante do país, que registrou queda de 27% no número de casos de março para abril, em Campos, os números ainda são altos. Até a última quinta-feira, o município já tinha contabilizado 727 casos, contra 54 registrados em todo o ano de 2014.

O Diario/Show Francisco




Nenhum comentário: