segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sedrap dá início às primeiras ações do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro


O programa tem como objetivo alavancar o artesanato visando o desenvolvimento estadual

O pontapé inicial do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro sob a gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) foi dado nesta quinta-feira, dia 21, por meio do contato com artesãos em Queimados, na Baixada Fluminense, através da participação da secretaria no Fale com a Gente, um programa do Governo do Estado.

Neste primeiro momento a secretaria pretende reconhecer o perfil do artesanato desenvolvido em cada região do estado, a fim de criar a sua identidade mediante o contato com os municípios.

O estande da Sedrap no evento contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, do secretário municipal de cultura, Marcelo Lessa, além de alguns artesãos locais que se sentiram contemplados com a iniciativa.

- O programa é muito interessante para valorizar o nosso trabalho e promover o desenvolvimento regional. Vejo como uma oportunidade de crescer e mostrar o meu trabalho - disse Luciana Espíndola, que trabalha com artesanato há cinco anos.

De acordo com Lessa, o programa estadual é o estimulo que faltava para a concretização do artesanato no Rio.

- Estou muito entusiasmado em ver que a atividade vai finalmente ser reconhecida e de fato ser vista como empreendimento, com potencial para ser difundido para todo o estado. - disse Marcelo Lessa.

Malu Tavares, assessora especial da Sedrap, representou a pasta no evento e destacou a importância de levar o programa para os 92 municípios fluminenses.

- A presença no Fale com a Gente foi um importante passo para que possamos entrar em contato com o artesão local, mapeá-lo, conhecer suas necessidades e viabilizar a sua participação em feiras e exposições.

Para Nea Mariozz, coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, este é o início de um marco para a economia estadual.

- Estamos fazendo história. Entendemos que, além de um movimento cultural, o artesanato é também uma forma de empreender. Ao investirmos no artesão estamos incentivando o desenvolvimento de todo o estado. A Sedrap acredita muito no potencial dessa atividade e queremos tornar o artesanato do Rio de Janeiro referência mundial. – exalta a coordenadora.

Mariane Coutinho/Show Francisco



Nenhum comentário: