quarta-feira, 3 de junho de 2015

Audiência vai discutir ferrovia Rio-Vitória

Nova estrada de ferro, com 577 quilômetros de extensão, ligará bacias de Campos e Espírito Santo

Durante o mês de julho, porém, ainda sem data marcada, acontecerá em Campos uma audiência pública para tratar da construção na nova estrada de ferro Rio-Vitória, a EF 118 Rio-Vitória, cujo projeto revisado foi entregue na última segunda-feira ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Outras audiências deverão ser realizadas no Rio de Janeiro e em Vitória (ES). A nova ferrovia terá 577 km de extensão e interligará os complexos portuários do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com a entrega do projeto, feita em Brasília pelos secretários de Estado de Transportes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Carlos Roberto Osorio e Paulo Ruy Carnelli, respectivamente, as audiências públicas foram autorizadas pelo Ministério dos Transportes. As audiências são a última etapa para que o projeto seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União. O convênio para elaboração do projeto foi assinado pelos dois estados em 2013.

A EF 118 interligará a Região Metropolitana do Rio com Vila Velha, na grande Vitória, e atenderá a demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo. Além disso, servirá de articulação com a futura EF 354 (Estrada de Ferro Transcontinental - ligação ao Peru), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, o que vai possibilitar a conexão com os mercados europeu e asiático. A nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a estrada de ferro Vitória-Minas.

A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que previa a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país.


O Diário/Show Francisco



Nenhum comentário: