quarta-feira, 24 de junho de 2015

Trabalhadores da Usina Canabrava protestam


Cerca de 40 trabalhadores rurais da Usina Canabrava realizaram uma manifestação, em frente à empresa, na manhã desta terça-feira (23), às margens da RJ-224, estrada que liga Campos a São Francisco de Itabapoana (SFI). Segundo informações da Polícia Militar (PM), o ato teria começado por volta das 7h, quando os manifestantes atearam fogo em pneus em forma de protesto. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados e de valores de rescisão dos demitidos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos, Paulo Honorato, informou que a usina possui cerca de 700 trabalhadores e o atraso nos salários seria de cerca de dois meses. Ele ainda esclareceu que cerca de 100 funcionários já teriam sido demitidos, mas ainda não teriam recebido os valores da rescisão.

O representante dos manifestantes, o mecânico de manutenção, Alessandro Ribeiro dos Santos, os cerca de 40 trabalhadores teriam sido demitidos no último dia 26 de maio. "Temos pagamento de 20 dias por direito a receber. Eles tinham marcado de pagar os salários nos dias 5 e 22 de junho, mas ninguém compareceu. Chamamos o responsável novamente para a reunião na última sexta (19), para resolver a multa rescisória, mas ele também não apareceu. Agora dizem que vão pagar, mas não sabem o dia", disse o representante.

Os trabalhadores ainda contaram que estariam passando por transtornos. "Precisamos dos nossos salários. Eu, por exemplo, tive que fazer um empréstimo de R$ 3 mil para pagar dívidas que estavam atrasadas, sendo que tem gente aqui que está com a situação bem pior que a minha", afirmou Alessandro.

O gerente administrativo da Usina Canabrava, Fernando Alfini, informou que há 106 trabalhadores aguardando verbas rescisórias. "Os pagamentos ocorrerão entre quarta e sexta-feira da próxima semana", destacou.


Desde as primeiras horas da manhã desta terça feira 23, trabalhadores já faziam presença em frente a usina.

Imprensa escrita, televisada e falada estiveram no local.
Fotos:Júlio César Show Francisco




Nenhum comentário: