terça-feira, 21 de julho de 2015

Aumento de casos confirmados da dengue assusta autoridades em Campos

Tocos é o local com maior incidência da doença

Com 1.454 casos confirmados de dengue, o município de Campos está a 46 casos de confirmar uma epidemia da doença. Somente até esta segunda-feira (20/07), o Centro de Referência de Doenças Imino-Infecciosas (CRDI), registrou 1.454 casos em 2015.

Para chegar a uma epidemia, teriam que ser confirmados 300 casos para cada 100 mil habitantes. Como Campos possui uma média de 500 mil habitantes, o número de casos confirmados para uma epidemia seria de 1.500. 


No ano de 2013, Campos viveu sua última epidemia de dengue, quando registrou aproximadamente 15 mil casos da doença. Na época, uma campanha de conscientização foi realizada e no ano passado houve um grande avanço na diminuição de casos confirmados, mas este avanço não se repete neste ano e o alto número de casos confirmados tem preocupado as autoridades de saúde.

No ano passado, foram registrados apenas 54 casos, já que houve uma grande estiagem que dificultou o avanço da doença. Segundo o diretor do CRDI, Luíz José de Souza, a situação é preocupante já que os casos vêm aumentando em vários bairros do município. “O local com maior incidência da doença é Tocos, que já registrou 439 casos, depois vem Goitacazes, Farol de São Tomé, Vila Nova, Tapera e Aeroporto”, disse o diretor ressaltando que o sorotipo do vírus que está circulando é o 1 e este já esteve três vezes em Campos. 

O médico ressaltou a importância das pessoas logo procurarem atendimento ao sentir os primeiros sintomas. “Com o diagnóstico precoce, a recuperação do paciente é bem mais rápida”, destacou. O antigo CRDI continua funcionando no prédio anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana, na Avenida José Alves de Azevedo (antiga Beira-Valão), no Centro.

A equipe do Site Ururau entrou em contato com o diretor do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), César Salles, mas até a publicação desta matéria não havia obtido uma resposta. 
Ururau/Show Francisco






Nenhum comentário: