quarta-feira, 8 de julho de 2015

Campos atinge a menor taxa de homicídios nos últimos 13 anos


Dados são referentes aos seis primeiros meses deste ano

O município de Campos atingiu a menor taxa de homicídios, por 100 mil habitantes, nos últimos 13 anos, segundo informou o analista criminal do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sargento Leandro Vicente. A companhia do 36º BPM de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, também conseguiu reduzir a mancha criminal na região. Os dados são referentes aos seis primeiros meses deste ano.

Em toda área de abrangência do 8º Batalhão, que engloba além de Campos, os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, houve redução nos índices de letalidade violenta, roubos de veículos e a transeuntes, fazendo com que a companhia batesse a meta de redução de crimes do Estado estipulada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com base em ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. 


Somente no primeiro semestre de 2015 (janeiro a junho), houve uma redução de 38% nos casos de letalidade violenta, que incluem os crimes de homicídio doloso, latrocínio – roubo seguido de morte, homicídio decorrente de intervenção policial e lesão corporal seguida de morte. Também foi registrada queda no número de roubo de veículos (41%) e roubo a transeunte – de rua - (34%).

Segundo Vicente, essa redução se deve a uma estratégia de análise diária das áreas de maior incidência criminal, e com isso, voltar o policiamento ostensivo naquela determinada região, aumentando, inclusive, a demanda de policiais e de patrulhamento nos horários onde os crimes foram registrados.

O analista criminal destacou ainda a importância da integração entre as forças policiais (Polícia Militar e Polícia Civil) e com a Guarda Civil Municipal (GCM), que atuaram com os militares, até mesmo, nas ruas no policiamento ostensivo.

“Nós fizemos um patrulhamento pioneiro no Estado com a junção da PM com GCM, dessa forma, a gente ampliou nosso efeito multiplicador aumentando nosso raio de ação em atingir uma maior área de segurança, trazendo segurança à população”, avaliou Vicente informando que as câmeras de monitoramento da Prefeitura do município foram vitais para segurança da cidade e, até mesmo, na solução de alguns crimes. 


GRATIFICAÇÃO
Os profissionais buscam resultados para fazer dos municípios um lugar mais seguro e tranquilo de se viver. E para valorizar esses trabalhos, a Secretaria de Segurança, presenteia com bônus todos os agentes (civis e militares) nas áreas que apresentam reduções nos índices de criminalidade. Este ano, os policiais irão receber R$ 13,5 mil.

“Estamos muito satisfeitos, pois foi na área de Guarus, em Campos, onde tivemos maiores problemas, principalmente relacionados a homicídios e também, onde obtivemos o maior êxito na redução, por justamente focar nosso policiamento voltado naquela região”, comemorou Vicente.

FESTA
Em Pádua, o comandante do 36ª BPM, tenente coronel Eduardo Vaz Castelano, reuniu toda a tropa para comemorar e agradecer o primeiro lugar no Estado pela diminuição da mancha criminal da região. “A unidade está em festa pelo destaque operacional. Estou orgulhoso e vibrando por ser 36º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro!”, enalteceu. 


A premiação dos batalhões que atingiram a meta no primeiro semestre de 2015 será presidida pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, em solenidade ainda a ser definida na cidade do Rio de Janeiro.
Ururau/Show Francisco



Nenhum comentário: