quarta-feira, 1 de julho de 2015

Décio Oddone assume diretoria de O&G na Prumo

Executivo reconhecido no setor terá como desafio desenvolver hub de gás no Porto do Açu

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2015 - A Prumo anunciou hoje que Décio Oddone é o novo diretor de Projetos de Óleo e Gás da companhia. O executivo é reconhecido como um dos maiores especialistas no setor e terá como desafios a finalização da construção do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu e o desenvolvimento de termoelétricas e do hub de gás no porto.

“Desenvolver um projeto como o Porto do Açu é um desafio para qualquer executivo. Estou entusiasmado em poder contribuir para transformar o Porto do Açu no principal polo privado de óleo e gás do País. A partir de agora vamos intensificar os esforços para concluir os projetos em andamento e para que possamos, em conjunto com companhias de exploração e produção e outros parceiros potenciais, estabelecer no Açu a infraestrutura que auxilie no escoamento da produção offshore de petróleo e gás adicional”, disse Oddone.

O desenvolvimento de um Hub de gás no Porto do Açu é uma das melhores soluções privadas para receber gás natural liquefeito importado (GNL) e escoar a produção doméstica de gás natural das Bacias de Santos e Campos. O Hub de gás no Açu contará com o desenvolvimento de projetos como gasodutos terrestres e marítimos para transporte de gás, termoelétricas a gás, terminal de regaseificação e armazenamento de GNL, plantas de processamento de gás natural e terminal de GLP (gás liquefeito de petróleo).

Gás

Inicialmente, o empreendimento contará um uma unidade regaseificadora flutuante de GNL que será instalada no Terminal 2 (T2) do porto. Com isto, o Açu poderá receber o gás que será utilizado nas termoelétricas. A Prumo está em processo avançado de licenciamento para instalação de unidades térmicas no Porto do Açu.

Com o desenvolvimento das térmicas, o Porto do Açu se tornará um importante polo consumidor de gás, com uma demanda de cerca de 15 milhões de m³/dia, viabilizando uma nova alternativa para a comercialização do gás associado produzido no litoral da região. A chegada do gás associado ao empreendimento, estimula o desenvolvimento e a ocupação industrial da retroárea do porto, trazendo benefícios para a região sudeste do país, uma vez que o gás poderá ser disponibilizado ao mercado através de conexão com a rede de distribuição existente próxima ao Porto.

“A contribuição de Décio Oddone, reconhecido como um dos principais especialistas no setor, é essencial para desenvolvermos o Hub de Gás no Porto do Açu. Além de representar uma solução comercial atraente para a monetização do gás associado produzido, o porto também irá oferecer infraestrutura competitiva em larga escala para o consumo industrial de gás”, conta Eduardo Parente, CEO da Prumo.

A instalação do Hub de gás é mais um diferencial do Porto do Açu. Além de contar com um porto com capacidade para receber grandes navios, já em operação, e retroárea disponível para instalação de indústrias, o Açu irá também oferecer uma solução logística eficiente e competitiva para o consumo de gás natural e seus derivados.

Perfil

Décio Oddone é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela Petrobras. Cursou o Advanced Management Program na Harvard Business School, nos Estados Unidos, bem como o Advanced Management Program no INSEAD, na França. Recebeu o título de doutor honoris causa em educação pela Universidad de Aquino, na Bolívia.

Oddone construiu a sua carreira na Petrobras onde esteve por 30 anos ocupando diversos cargos executivos no Brasil, Bolívia, Argentina, Angola e Líbia. Ocupou o cargo de Presidente da Petrobras Bolívia entre 1999 e 2004, época em que esteve à frente da implantação da infraestrutura necessária para exportação de gás para o Brasil através do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil).

Após sua transferência para o Rio de Janeiro, em 2004, Oddone ficou responsável pelas operações da Petrobras em países da América Latina e ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Petrobras Energia S.A. (NYSE: PZE), na Argentina, e do Conselho de Administração de subsidiárias da Petrobras na Bolívia, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile e Espanha.

Em 2008, foi nomeado CEO da Petrobras Energia S.A. De 2010 até recentemente Oddone foi Vice-presidente de Investimentos da Braskem, sendo responsável por uma carteira de projetos da ordem de R$ 2 bi por ano, incluindo a construção de novas plantas industriais no Rio Grande do Sul e em Alagoas.


Mais informações: 

Bárbara Bortolin - barbara.bortolin@prumologistica.com.br (21) 3725-8028 / 98141-9143

Silvia Iinuma - silvia.iinuma@prumologistica.com.br (21) 3725-8029 / 96910-0506


Show Francisco



Nenhum comentário: