sexta-feira, 24 de julho de 2015

Estudo põe Campos em terceiro em ranking de homicídios

Um estudo apontou as dez cidades do estado do Rio de Janeiro que mais registraram homicídios no período de 2008 a 2012. Na lista, Campos ficou em terceiro lugar, na média por 100 mil habitantes. A informação foi publicada no blog do Bastos, hospedado na Folha Online, com base no levantamento feito na plataforma Observatório de Homicídios do Instituto Igarapé, divulgado pelo jornal O Dia. Já no primeiro semestre deste ano, o número de homicídios dolosos, em Campos, baixou se comparado com o mesmo período do ano passado, conforme apontaram dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

No levantamento do Igarapé, a Baixada Fluminense é a região com a maior quantidade de cidades na lista, com Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti. Campos é o único município do Norte Fluminense na lista.

Para a pesquisadora do Igarapé Michele dos Ramos, é necessário melhorar a qualidade das investigações e aumentar a elucidação dos crimes. “Há um perfil dos homicídios, não tem uma dispersão geográfica. Eles não acontecem em todas as regiões e sim, em algumas áreas. É preciso trabalhar com mais inteligência. Esse é um tipo de abordagem que precisa ser desenvolvida”.

Já a coordenadora do projeto, Renata Gianini, explicou que o estudo compila informações sobre crimes em 220 países e territórios. “É a maior base de dados publicados sobre homicídios intencionais. São situações de violência urbana, não há mortes de guerra”. Em duas semanas, será lançado relatório dos dados e a meta é incluir outros 36 países.

O major Luz, que está no comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) durante as férias do comandante do quartel, tenente-coronel Marcelo Freiman, destacou a prevenção. “Não posso falar pelas épocas passadas. O batalhão ficou entre as premiadas, onde um dos índices reduzidos é homicídio. É um trabalho mais intensivo, com análise, voltado para a prevenção”.

Números reduziram no município este ano

Os números de crimes baixaram em Campos e região. É o que apontam dados do ISP, comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, na 8ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que compreende os municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. Em relação aos homicídios dolosos, em Campos, foram 74 de janeiro a junho de 2015, contra 125 no mesmo período do ano passado. Na semana passada, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Marcelo Freiman, comentou: “Campos teve a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes desde 2003. Reduzimos significativamente.”

A 8ª Aisp ficou em primeiro lugar no ranking do sistema integrado de metas da secretaria estadual de Segurança.

Folha da Manha/Show Francisco
Carolina Barbosa
Foto: Michelle Richa




Nenhum comentário: