domingo, 26 de julho de 2015

VAMOS PRESERVAR OS MANGUEZAIS!

Com a palavra Professor Ilzomar Soares Vovô de Gargaú

HOJE 26/07,COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL EM DEFESA DOS MANGUEZAIS,E DEVE-SE CADA VEZ MAIS SER LEMBRADO, PORQUE É DELE QUE SOBREVIVEMOS, TEMOS QUE NOS UNIR, E SALVAR AS ESPÉCIES DA FLORA E FAUNA,GARGAÚ E OUTRAS ÁREAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA.TEMOS QUE PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE.




      "Toda dinâmica local favorece a presença de manguezais, ecossistema de grande importância econômica por ser fonte de recursos pesqueiros e extrativistas usados pela população local (LACERDA, 2003) além de exercer várias funções como: estabilizador dos sedimentos transportados; grande produtor primário e considerados verdadeiros viveiros de peixes, crustáceos e moluscos, que utilizam-no para alimentação, reprodução, desova, crescimento e proteção (ARAÚJO, MACIEL, 1979). Daí a importância de um amplo estudo para que este ecossistema se conserve e seja explorado de maneira que não se torne escasso (VANNUCCI, 2003). O manguezal da região é considerado o segundo maior do estado e é tombado como ‘área de Mata Atlântica’ pelo Decreto Estadual de 06/03/1991."

Poetizou!

Quando cresci naquele terreno,
Recebia apenas água e conforto,
Mas com o passar do tempo,
Algo mais era precioso,
Comecei então a juntar gotas e fortalecer,
Para que todos os dias, nunca deixasse de crescer,
E o tempo foi passando, minhas partes desenvolvendo,
Ainda assim precisava de algo especial,
Que me tornaria no futuro, não só galhos e flor,
Mas que poderia ser visto como laço de amor,
E a brisa me levou algo tão importante,
Que penetrou no meu ser,
E atingiu as partes internas,
Mudando o meu viver,
Sei do meu futuro,
Onde somente deixarei meu perfume,
E no dia que não mais servirei,
Com certeza, vou estar na chuva ou no sol,
Feliz em ser a última flor do manguezal.

Ilzomar Soares Vovô Gargaú



Nenhum comentário: