terça-feira, 11 de agosto de 2015

Campos registra mais 217 casos de dengue em apenas 10 dias

Município já foram contabilizados 1.931 casos confirmados este ano 

Os casos de dengue continuam crescendo em Campos. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (10/08), pela Secretaria de Saúde, já foram contabilizados 1.931 casos confirmados este ano. Deste total, 217 foram registrados nos últimos 10 dias.

Para conter o avanço da doença, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão realizando mutirões em bairros com maior incidência de casos, entretanto nesta segunda, a ação realizada na Tapera, foi interrompida por causa das chuvas. O mutirão será retomado na terça-feira (11/08) e na quarta-feira (12/08).

Segundo o coordenador do Setor de Dengue e Roedores do CCZ, Claudemir Barcelos, do total de imóveis registrados em Campos, através do trabalho de georreferenciamento realizado pela Prefeitura, o número de pendências durante as visitas rotineiras, de janeiro a julho deste ano, é de 34%.

“Estamos trabalhando para reduzirmos este percentual. Por isso, estamos realizando estes mutirões, visitando terrenos baldios, recolhendo inservíveis e eliminando os focos do mosquito transmissor da dengue”, disse Barcelos.

A mobilização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e a Superintendência de Limpeza Pública.

Entre os bairros que já receberam a ação estão: Jardim Carioca, Parque Prazeres, Vicente Gonçalves Dias, Parque Niterói, Rio Branco e Santo Antônio, em Guarus, além do Centro.

ESTADO
De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, o número de pessoas suspeitas de dengue é de 48.797, seis vezes maior do que os casos registrados em 2014. O subsecretário, Alexandre Chieppe, esclareceu que o aumento de doentes em relação a 2014 ocorre pela reintrodução do vírus Tipo 1, no interior do Rio, principalmente no Norte e Noroeste. São quatro tipos de vírus em circulação e os surtos ocorrem em ciclos, acrescenta.

Em 2013, ano em que a doença foi considerada uma epidemia no Rio, 217.977 casos foram confirmados. Naquele ano, foram 60 óbitos, ante 10 até agora, sendo um deles registrado em Campos.

Em 2014, quando circulou o vírus Tipo 4, que já havia aparecido em 2012 e 2013, o número de doentes chegou a 7.819. 


Fonte: Ascom/Show Francisco
Carlos Grevi/Divulgação 




Nenhum comentário: