quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Fiperj e Prefeitura de Macaé fazem balanço de parceria

Ações visam desenvolver o setor e incentivar o consumo de pescado no município

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realizou, na última semana, um balanço das ações desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, no Norte Fluminense. Técnicos do Escritório Regional Norte Fluminense I, com sede no município, se reuniram com representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo para discutir os resultados dos projetos, entre eles o curso de beneficiamento do pescado, a campanha “De Olho no Peixe” e a Estatística Pesqueira.

Chefe do escritório, o médico veterinário Luis Bernabe Castillo explicou que as ações são resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado em março do ano passado entre a Fiperj e a Prefeitura. Segundo ele, tanto o balanço quanto a avaliação do trabalho do escritório pelos representantes municipais foram positivos. “Outras atividades já estão em andamento e temos certeza de que muitos frutos desta parceria ainda estão por vir”, destacou.

Somente no último mês, o curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, ministrado pela Fiperj e realizado em parceria com a secretaria de Educação, capacitou 40 merendeiras da rede municipal de ensino. Com o objetivo de reduzir desperdícios, por meio de técnicas de aproveitamento do pescado, a capacitação visa também introduzir esse alimento regularmente na merenda escolar, estimulando desde cedo o consumo de peixe. Outra ação de incentivo e orientação é o “De Olho no Peixe”, projeto realizado desde 2012 durante a Semana Santa em algumas cidades fluminenses, e que este ano aconteceu pela primeira vez em Macaé, atingindo cerca de 500 pessoas. Durante a campanha, técnicos distribuíram, no Mercado de Peixes local, folhetos informativos orientando sobre a qualidade do produto, benefícios de se comer peixe, e com sugestões de receitas.

A Fundação realiza também, desde 2014, o Monitoramento da Pesca - Estatística Pesqueira, no município, um levantamento da quantidade de pescado capturado. O projeto é fundamental não apenas para conhecer a produção local e suas oscilações e a frota pesqueira, e ainda para nortear a elaboração de políticas públicas em benefício do setor.

- O apoio da Fiperj tem sido fundamental para a cadeia produtiva da pesca. Capacitar os atores envolvidos nesse processo com cursos de beneficiamento nos dá a certeza de que vamos sempre além quando unimos forças e contamos com o apoio do Estado nas ações aqui na cidade - enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.

Extensionistas e analistas de recursos pesqueiros da unidade oferecem ainda assistência a pescadores e aquicultores, e auxiliam na emissão de documentos, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o talonário fiscal. O escritório regional atende também outras cinco cidades: Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras. 

Show Francisco






Nenhum comentário: