sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Tartarugas são soltas em Grussaí e SFI



Fotos: Divulgação

Mais 50 tartarugas da espécie caretta caretta, mais conhecida como Cabeçuda, foram soltas na beira mar, no Posto 2, em Frente ao Polo Gastronômico, na praia de Grussaí. Na última semana, foi realizada a soltura de cerca de 150 tartarugas da mesma espécie. De setembro de 2015 a janeiro de 2016 a estratégia de monitoramento do Projeto Tamar localizou 500 ninhos de tartaruga no município. Já em Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, a turma do projeto “Projeto Botinho”, junto com o Tamar, realizou a soltura de mais de 500 filhotes de tartaruga.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cleyton Calado, está em andamento a adequação da iluminação pública para reduzir a fotopoluição, com previsão de implantação até o fim do ano, além das ações na areia para remover os veículos da praia em parceria com a Guarda Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito, Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o Projeto Tamar, o período de desova da caretta caretta teve início em setembro e segue até março. Somente nas praias de São João da Barra foram registrados pelo Tamar, no último período reprodutivo (entre 2014 e 2015), cerca de 400 desovas e mais de 29 mil filhotes foram inseridos em seu habitat natural. Para que todo esse processo possa ser realizado, o Tamar conta com o apoio de uma equipe de pesquisadores, estagiários e principalmente de pescadores.

SFI — A turma do “Projeto Botinho”, em São Francisco de Itabapoana, está tendo a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, o seu papel social na preservação do meio ambiente.

Os alunos participaram de uma palestra, em Santa Clara, sobre as tartarugas marinhas e os cuidados com a natureza. O palestrante foi o responsável da base do Projeto Tamar em São Francisco, Daniel Shimada.

As crianças do projeto fizeram a soltura de mais de 500 filhotes de tartaruga na praia de Santa Clara.

Pertencente ao Corpo de Bombeiros, o “Botinho” oferece aulas a crianças e adolescentes, de ambos os sexos, sobre noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além da prática de atividades físicas.









Nenhum comentário: