sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SJB e SFI em opostos na dengue



Um levantamento do Ministério Público Estadual divulgado no início desta semana aponta que quase 40% dos municípios fluminenses, entre eles São Francisco de Itabapoana, não cumpriram a meta estabelecida pelo ministério da Saúde de que todas as residências sejam visitadas por agentes de saúde até a próxima segunda-feira, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O cenário é diferente no outro lado da foz. Em São João da Barra, o objetivo foi superado, com a visita de mais de 44 mil domicílios. O levantamento leva em consideração o número de residências contabilizado pelo IBGE em 2010, que aumentou desde então.

O coordenador de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde de SJB, Cláudio Márcio Gomes Martins, explicou que a cidade seguiu uma ordem do ministério de Saúde, dando uma pausa em outros programas do setor e direcionando os cerca de 65 funcionários para a ação de combate. Ele ressaltou que o empenho dos agentes foi crucial para alcançar a meta.

Segundo Martins, os trabalhos foram desenvolvidos de forma tranquila. “(Os moradores) aprovaram, como sempre. Um ou outro que sempre tem um problema, mas nada que comprometesse o trabalho”, ressaltou.

Quando questionado sobre as ações do órgão nos próximos meses, ele preferiu não comentar, pois a pasta ganhará um novo coordenador na semana que vem. Cláudio contou que deve ocupar outro cargo na própria secretaria municipal de Saúde.

A secretaria municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana se posicionou dizendo que os dados divulgados sobre o município não são verdadeiros e que, segundo o órgão, 65% das residências foram visitadas.

Dados — O levantamento leva em consideração a quantidade de casas apontada pelo Censo 2010 e os números repassados pelas cidades à secretaria estadual de Saúde. Em todo estado, 36 dos 92 municípios ainda não alcançaram a meta.

Casos da doença aumentaram em 2016

Até a última quarta-feira, São João da Barra registrava nove casos confirmados de dengue e dez suspeitos. A informação foi passada por Cláudio Márcio, que contou que o município já foi elogiado em algumas ocasiões pelo Governo do Estado, devido ao baixo número de infestação da doença. Ele informou que, no ano passado, os primeiros casos apareceram apenas em junho.

De acordo com matéria publicada na Folha no início de janeiro, a cidade registrou, até 30 de dezembro, 26 casos confirmados de dengue e 44 suspeitos durante 2015. Já em 2014, foram apenas 23 confirmações.

A Folha também tentou junto à assessoria de comunicação da Prefeitura de SFI obter os dados atualizados de casos de dengue, mas até o fechamento da edição, não houve resposta.

Júlio César Barreto (estagiário)/Foto: Secom-SJB/Divulgação/ Show Francisco



Nenhum comentário: