Teme-se, que da mesma forma que já acontece com o custeio de importantes atividades no dia a dia da população, como se está vendo na saúde e na educação, a situação interfira na construção da ponte entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana.
Assim, é natural o temor, mesmo sabendo que o empenho já foi feito pelo estado, toda a obra é sempre paga em partes, conforme a medição do avanço da execução da construção.
A preocupação é maior porque seria repetiria a infelicidade da interrupção da construção de uma segunda ponte, sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os dois municípios, antigamente, uma mesma cidade, com a região do litoral e outra chamada então de Sertão. A hipótese seria terrível, em todos os sentidos.
Não apenas da frustração com a nova interrupção, cerca de 40 anos depois da outra ponte, com a indesejável hipótese de existência de um novo paliteiros de estruturas dentro do Rio, ligando nada a lugar nenhum.
Ao passar pela rodovia BR-356, vendo o guindaste e o canteiro de obras próximo a Barcelos, eu desci para observar as obras. Assim, eu percebi que uma parte sobre terreno estava seguindo adiante, mas aparentemente, a parte sobre o leito do rio, nada ainda teria sido feito. Veja foto abaixo.
Além disso, não sei confirmar se procede a informação de que as obras nas duas cabeceiras de interligação das vias de um lado e outro (em SJB ligação com a BR-356 e RJ-196 em SFI) não teria feito parte do pacote da obra da ponte.
Se confirmada a informação, a preocupação deverá ser ainda maior, num momento em que o governo estadual sequer consegue pagar o funcionalismo estadual e informa que o déficit de 2016, é ainda mais complicado e se situa em torno de R$ 16 bilhões.
Dentro deste número o valor da obra de R$ 105 milhões, parece pouco, mas considerando a escassez financeira do estado, ele se torna vultuoso. O projeto da ponte SJB-SFI prevê uma extensão de 1.344 metros, com 16,0 metros de largura.
Todos nós torcemos para que a ponte seja concluída e evitemos mais um espigão de obra, como já conhecemos muitas na região, em Barra do Furado, da Marinha em Atafona, além da estrutura da ponte da época da antiga Cobráulica. A conferir!
PS.: Atualizado às 16:16: Fotos enviada ao blog pelo professor Romeu e Silva Neto. Elas foram feitas no dia 4 de novembro de 2015, por Heitor Barcelos, aluno de engenharia civil da Uenf, em visita técnica à obras do lado de SJB.
Se confirmada a informação, a preocupação deverá ser ainda maior, num momento em que o governo estadual sequer consegue pagar o funcionalismo estadual e informa que o déficit de 2016, é ainda mais complicado e se situa em torno de R$ 16 bilhões.
Dentro deste número o valor da obra de R$ 105 milhões, parece pouco, mas considerando a escassez financeira do estado, ele se torna vultuoso. O projeto da ponte SJB-SFI prevê uma extensão de 1.344 metros, com 16,0 metros de largura.
Todos nós torcemos para que a ponte seja concluída e evitemos mais um espigão de obra, como já conhecemos muitas na região, em Barra do Furado, da Marinha em Atafona, além da estrutura da ponte da época da antiga Cobráulica. A conferir!
PS.: Atualizado às 16:16: Fotos enviada ao blog pelo professor Romeu e Silva Neto. Elas foram feitas no dia 4 de novembro de 2015, por Heitor Barcelos, aluno de engenharia civil da Uenf, em visita técnica à obras do lado de SJB.
Blog Roberto Moraes/Show Francisco
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