O Hemocentro Regional de Campos segue com dificuldades para equilibrar o estoque da unidade, que tem recebido em média de 30 a 45 doações diárias, mas precisa de no mínimo 70 doações. Por causa da baixa, as cirurgias eletivas são adiadas e o atendimento direcionado somente para os casos de emergência.
De acordo com o assessor administrativo Luciano Costa a maior dificuldade na capitação de doadores ainda é a falta de conscientização. “Temos que ter um mínimo para atender emergência e quando o estoque fica muito baixo temos que adiar o atendimento para cirurgias eletivas. As doações só melhoram quando familiares de pacientes se mobilizam”, disse Luciano.
O Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos, principalmente o O e A de fator positivo e negativo, que são os mais consumidos. As doações podem ser feitas diariamente na sede que funciona anexo ao Hospital ferreira Machado (HFM) das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “Homens podem doar a cada dois meses, sendo até quatro doações por ano e mulheres a cada três meses, com três doações por ano”, disse.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Outra oportunidade de praticar a solidariedade é fazer a doação através da Unidade Móvel Coleta, que estará no próximo dia 21, feriado de Tiradentes, na Igreja Batista do Parque Santa Rosa e no dia 28, no Porto do Açu.
Ururau/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário