sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mulher de 57 anos internada em estado grave com suspeita de H1N1

Paciente é moradora do Parque Novo Mundo

Pelo menos dois casos suspeitos de Influenza A/H1N1 estão sendo investigados em Campos. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio durante coletiva para falar sobre a auditoria do Denasus, que ocorrerá em maio deste ano por solicitação do Ministério Público Federal (MPF). O caso mais recente é o de uma mulher, nome não divulgado, de 57 anos.

Segundo o secretário o estado de saúde da paciente é considerado grave, no então, o mesmo não informou onde a paciente está sendo tratada. Ela é moradora do Parque Novo Mundo. O primeiro caso foi o de uma criança, M.C.V., 2 anos, que recebeu atendimento médico em um hospital particular da cidade. A alta foi no último domingo (03/04).

O material dos dois pacientes foi enviado para Laboratório Central Noel Nutels (LACEN), no Rio de Janeiro, com a finalidade de comprovar ou não a patologia. A secretaria de saúde aguarda resultados dos exames.

A secretaria desmentiu a informação sobre um terceiro caso, que seria de uma criança, que estaria internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). 

A Direção de Vigilância em Saúde convoca, além de gestantes,
crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos, os profissionais de saúde, puérperas até 42 dias pós-parto e pacientes com doenças crônicas, que não receberam a vacina antigripal no ano passado, para comparecerem à Secretaria de Saúde. Doze mil doses da vacina versão 2015 ainda estão disponíveis para que essas pessoas possam atualizar o cartão de vacinação e evitar um surto de gripe influenza no município.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que, ao fazerem esta vacina, não significa que não terão que tomar a nova vacina da campanha de 2016, a partir de 30 de abril, quando terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano. A Campanha prosseguirá até o dia 20 de maio, sendo o dia 30 de abril o Dia Nacional de Mobilização (Dia D).

Em 2015, foram registrados 10 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que houve coleta de amostras para identificação viral. Desse total, 2 casos foram positivos para o H1N1. 

Ururau/Show Francisco



Nenhum comentário: