terça-feira, 5 de abril de 2016

Polarização em SFI coloca de novo frente à frente as famílias Lemos e Cherene

Francimara Barbosa Lemos X Pedrinho Cherene


As famílias Cherene e Lemos mais uma vez irão protagonizar uma eleição em São Francisco de Itabapoana, onde o prefeito Pedrinho Cherene (PMDB), candidato à reeleição, terá que enfrentar nas urnas a ex-secretária municipal de Promoção Social, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos (PSB), como sua principal adversária.

A pré-candidata do PSB é mulher do ex-vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos, que assumiu a prefeitura interinamente, em razão da cassação do prefeito Beto Azevedo, o Beto da Saúde, no ano de 2008, em razão de irregularidades em sua campanha eleitoral. Francimara também é nora do ex-prefeito Barbosa Lemos.

A pré-candidata teve seu nome lançado numa reunião, no início do mês de janeiro, em Guaxindiba, e reuniu vários pré-candidatos a vereador e lideranças comunitárias.

Francimara ganhou espaço depois de alguns encontros de um grupo de opositores ao atual governo, quando vários nomes conhecidos da política local foram cogitados para uma candidatura viável visando enfrentar Pedrinho nas urnas. Ficou então acordado que o nome que mais se destacasse nas pesquisas internas seria o pré-candidato escolhido pelo grupo. Francimara foi o nome de consenso.

A partir daí, a ex-secretária passou a percorrer o município para divulgar sua pré-candidatura e suas propostas. Em suas andanças, ela pretende mostrar as promessas de campanha que o atual prefeito não conseguiu realizar à frente do Executivo.

O prefeito tem nas mãos a máquina administrativa da prefeitura sob seu controle 12 dos 13 vereadores, uma dezena de siglas partidárias e o apoio do governo estadual.

Na ultima eleição, Pedrinho Cherene, com apoio do ex-governador Anthony Garotinho, conseguiu derrotar o então candidato Frederico Barbosa Lemos.

POTENCIALIDADES E PROBLEMAS

Segundo maior município do Estado do Rio em extensão territorial, São Francisco de Itabapoana tem excelentes potencialidades na agricultura, no turismo e na pesca, as três principais atividades de sua economia.

No entanto, o município encontra-se em penúltimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre outros problemas enfrentados pela população, a deficiência no transporte de passageiros e na área da saúde, além praias, que embora bonitas, não possuem melhor infraestrutura.

Campos24horas/Show Francisco



Nenhum comentário: