terça-feira, 3 de maio de 2016

Prazo para regularizar título vai até quarta-feira


Foto: Michelle Richa

O eleitor que está com o título cancelado tem até quarta-feira, dia 4, para regularizar sua situação. O prazo vale também para quem precisa tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. O agendamento do atendimento pode ser feito pelo site do TRE-RJ (http://www.tre-rj.jus.br/) ou pela Central de Atendimento Telefônico (21) 2533-6400. Quem comparecer ao cartório eleitoral sem ter agendado poderá ser atendido em caso de desistência, disponibilidade de vaga ou intervalo entre atendimentos. Quem deixou para a última hora, tem que ter paciência e enfrentar grandes filas, mesmo com agendamento.

Já quem tiver perdido o título de eleitor e precisar tirar 2ª via do documento não precisa correr ainda para as zonas eleitorais. O prazo para fazer essa solicitação termina apenas no dia 22 de setembro, e não em 4 de maio. É importante destacar, porém, que na 2ª via não é possível fazer nenhuma alteração no título, como atualizar dados pessoais ou mudar o local de votação, por exemplo.

A professora Elaine Cristina dos Reis foi na sexta-feira tentar atualizar seu endereço e, por consequência, trocar de seção para uma mais perto de sua casa atual.

— Morava em Guarus, depois que casei fui para o IPS. Quero trocar para mais perto de casa. Vim arriscar, mas tem muita gente. Vou ligar para agendar — afirmou a professora, que espera conseguir fazer até o prazo final.

Biometria — No estado do Rio de Janeiro, somente os eleitores de Búzios e Niterói irão votar com o sistema de identificação biométrica nas eleições deste ano. Nos demais municípios, o pleito ocorrerá com urnas eletrônicas tradicionais, mesmo naqueles em que o recadastramento biométrico está em andamento. Por isso, quem não tiver feito a biometria poderá votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regular.

O TRE-RJ aconselha as pessoas que ainda não realizaram o procedimento que aguardem a reabertura do Cadastro Nacional de Eleitores, após as eleições de outubro. (S.M.) (A.N.)
Fmanha/Show Francisco

Nenhum comentário: