Foto: Rafael Wallace/Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a doação de R$ 1,5 milhão para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. O cheque foi recebido pelo reitor da instituição, Luis Passoni, nessa quarta-feira.
“Esse dinheiro vem em muito boa hora. Vai nos ajudar a quitar algumas dívidas e recuperar um pouco da nossa credibilidade”, disse. Os recursos saíram do orçamento da Casa que, desde o início de 2015, tem cortado despesas em seu custeio.
A doação para a Uenf foi decidida após pedidos da Comissão de Educação da Alerj e de deputados da região, preocupados com a crise financeira que ameaça o funcionamento da instituição. O assunto também foi debatido em Campos, em reunião do Parlamento Regional.
O deputado Geraldo Pudim (PMDB) ressaltou que a Uenf é uma instituição importante não apenas para a região, mas para o estado do Rio e todo o país. “É uma quantia que não resolve o problema, mas vai ajudar. O parlamento fluminense demonstra que tem comprometimento com a educação, a produção de conhecimento e o avanço científico”, afirmou o parlamentar.
Segundo Passoni, são mais de R$ 17 milhões em dívidas acumuladas. “Com o recurso da Alerj, poderemos pagar algumas empresas terceirizadas e fornecedores, para continuar negociando e mantendo o funcionamento da universidade. Porém, os repasses mensais do Governo do Estado são essenciais”, explicou o reitor.
O pedido de utilização de parte do fundo para socorrer a Uenf foi feito pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PR) em reunião do Colégio de Líderes. No seu perfil em uma rede social, o deputado comentou sobre a doação e fez críticas ao governo do Rio. “A Alerj mais uma vez socorre o governo do Estado do Rio. Entregamos um cheque de 1,5 milhão para socorrer a Uenf. Resumo da história? Quebraram o Estado do Rio e se não fosse a ajuda da Alerj nesse caso, a Uenf correria o risco de fechar”, escreveu o parlamentar. Também estiveram presentes no encontro os deputados Dr. Julianelli (Rede), Waldeck Carneiro (PT) e Comte Bittencourt (PPS). (A.N.A.) (A.N.)
Fmanha/Show Francisco

Nenhum comentário:
Postar um comentário