quinta-feira, 30 de junho de 2016

Greve dos professores: finalmente, Governo do RJ resolve negociar

Professores decidem, em assembleia, manter greve, mas vão negociar nesta quinta
Foto: Divulgação

Os professores da rede estadual de educação decidiram hoje (29) em assembleia continuar com a paralisação iniciada no dia 2 de março e que na semana que vem completa dois meses. A categoria esteve reunida na quadra da Escola de Samba São Clemente, na Cidade Nova, com a presença de quase dois mil profissionais de educação, que, por unanimidade, decidiram prosseguir com a greve.

De lá, a categoria seguiu em passeata para a sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no centro, para protestar contra o corte do ponto dos profissionais de educação autorizado pela Justiça.

Em frente ao tribunal, houve enfrentamento entre professores e alunos da rede pública de educação com os policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central da cidade, e com militares do Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos, designados para acompanhar a movimentação dos professores.

De acordo com a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Dorotéa Santana Frota, houve enfrentamento e os militares jogaram gás de pimenta para dispersar a multidão. A diretora do Sepe informou que cerca de 30 professores e estudantes acabaram atingidos sem gravidade por golpes de cassetete e tiveram de ser levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foram medicadas.

Após o incidente, os profissionais de educação rumaram para a Assembleia Legislativa (Alerj), onde um grupo conseguiu ser recebido pelo líder do governo, deputado Edson Albertassi, a pedido do governador em exercício Francisco Dornelles, para abrir um canal de negociação com os professores.

Ficou marcada para amanhã (30), às 16h, na Alerj, reunião entre representantes do Sepe e o governo, representado pelo secretário de Educação, Wagner Victer, e o líder do governo. No encontro, serão discutidas as reivindicações da categoria, com ênfase na pauta pedagógica, para tentar um consenso para o término da greve.

Corte do ponto

No dia 14, a Justiça decidiu revogar a liminar que impedia o corte do ponto dos professores grevistas no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada um dia após o TJRJ considerar a greve abusiva.

De acordo com o tribunal, a suspensão da liminar foi determinada pelo desembargador Milton Fernandes de Souza. O magistrado argumentou que o sindicato não cumpriu a ordem de manter 70% do total dos servidores em cada escola e, por isso, o governo pode cortar o ponto dos professores em greve.

Na segunda-feira (13), o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, declarou a greve abusiva e decidiu dobrar a multa ao sindicato caso não seja garantido o mínimo de 70% dos professores nas escolas.
Show Francisco

Nenhum comentário: