quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sawanna está com pneumonia e ainda precisa de doações de sangue

Essa semana, a criança foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um líquido do pulmão

Sawanna está com pneumonia e ainda precisa de doações de sangue (Foto: reprodução/facebook)

A mãe de Sawanna Araújo pede que a população não deixe cair no esquecimento a necessidade de doar sangue no Hemocentro de Campos. De acordo com Lena Souza, o tratamento da filha passou para um estágio avançado e mais agressivo com a necessidade de mais bolsas de sangue. Na última segunda-feira (19), a menina de sete anos foi submetida a uma cirurgia para retirada de um líquido no pulmão. Agora, além da leucemia, Sawanna está com pneumonia.


Pelas redes sociais, dezenas de mães que não conhecem Lena pessoalmente mandam mensagens de apoio. “O milagre e a vitória dela (Sawanna) tenho certeza que Deus já preparou na vida dessa linda menina. Força mãe, Deus te escolheu para ser mãe dessa guerreira”. Em outra publicação, uma internauta conforta a mãe da pequena Sawanna. “Não nos conhecemos, mas sou mãe como você e sei a dor que está sentindo, mas não vamos desanimar e perder a fé Sawanna já está curada em nome de Jesus”.


Dois irmãos de Sawanna fizeram um exame de compatibilidade de medula no dia 22 de agosto. O resultado deve sair no final desse mês. Mas, de acordo com Lena, mesmo que um dos filhos seja compatível com Sawanna ainda será necessário zerar as plaquetas doentes.


“O estado de saúde da minha filha ainda inspira muito cuidado. Segunda-feira ela teve uma crise de falta de ar e foi transferida para a UTI. Logo em seguida passou por uma cirurgia para tirar um líquido do pulmão e agora, além da leucemia, está com pneumonia. Ainda assim não desisto. Creio no Deus do impossível e peço às pessoas que doem sangue. Não deixem de doar, por favor. Em favor da minha filha e das outras crianças que estão internadas aqui com o mesmo diagnóstico”, destacou Lena.

Leucemia linfóide aguda

A pequena Sawanna tem leucemia linfóide aguda e está internada no hospital Beneficência Portuguesa de Campos em estado grave desde o dia 7 de agosto. Ela luta contra a doença há quase dois anos, mas estava em fase de “manutenção” do tratamento quando descobriu que a leucemia voltou. Desde então, campanhas nas redes sociais pedem doações de sangue para auxiliar na recuperação de Sawanna.

“A leucemia foi diagnosticada em janeiro de 2015. Ela (Sawanna) ficou internada um ano em tratamento fazendo quimioterapia, passou por várias fases difíceis, foi para a UTI várias vezes e em fevereiro deste ano recebeu alta porque a quimioterapia foi considerada um sucesso. Ela estava em casa em fase de manutenção que duraria uns três anos. Nesta fase, ela tomava os medicamentos em casa, toda terça tomava injeção no hospital e tinha o acompanhamento com os exames semanais. No dia 7, ela teve uma febre muito alta em casa, foi para o hospital e após exames, a médica falou que a leucemia tinha voltado com um percentual de 94%”, contou Lena.

Com o retorno agressivo da doença, Sawanna voltou a ficar internada e recomeçou o processo de quimioterapia pela segunda vez. “Ela estava bem e, de repente, teve essa recaída brusca. Isso é um choque muito grande pra mim que sou mãe e pra toda nossa família. Nem os médicos esperavam que a leucemia voltasse desta maneira. Agora nos resta batalhar novamente contra a doença e buscar as doações de sangue”, desabafou Lena.

Como ajudar

Sawanna é receptora universal e pode receber doações de qualquer doador apto. Quem quiser ajudar, pode ir ao Hospital Ferreira Machado e informar que vai doar para Sawanna Araújo, que está internada na Beneficência. “Queremos mobilizar as pessoas para que elas façam a doação de sangue. Não é só compartilhar. Que elas tenham amor ao próximo e que nos ajudem. Minha filha só tem sete anos e tem muita vontade de viver. Já está nesta luta há muito tempo. Agrademos desde já pelas doações, pelas orações e palavras de carinho de todos”, finalizou Lena.

As doações podem ser feitas das 7h às 18h todos os dias. Para doar é preciso levar um documento de identidade com foto, ter mais que 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, não precisa estar em jejum, mas não deve ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores de 16 e 17 anos devem ir acompanhados por um representante legal. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se já fizeram doações de sangue anteriormente.
Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: