quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Chuvas que caem na região podem favorecer plantio da cana-de-açúcar

Agricultores estão otimistas com relação à próxima colheita ​

otimismo. Plantio começa agora e se estende até novembro (foto: Carlos Emir)

Os meses de setembro e outubro são marcados em Campos e região pelo início do plantio da cana ou o preparo da soca para a safra do próximo ano. A chegada das chuvas, que prometem se estender até o final de semana, começa a fazer com que os agricultores fiquem otimistas com relação à próxima colheita.

Com quebra da safra nos últimos anos, agricultores e usineiros vivem a expectativa de que a próxima seja o início da recuperação do setor, segundo o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, em função da Lei 1116/2015 que estabelece preço mínimo para compra da produção de cana-de-açúcar, no Estado do Rio de Janeiro. “O preço da saca de cana-de-açúcar que chegou a ser vendida a R$ 52 subiu para R$ 98 este ano, o que é uma boa notícia para quem vive do plantio”, afirmou Inojosa.

Segundo ele, a média de chuva em São Paulo chega a 1.200 ml por ano, enquanto em Campos essa marca chega a 905 ml, o que mostra as dificuldades do produtor na região. “A chuva que vem caindo ainda é pouca, mas já é suficiente para garantir o clima de otimismo, pois pode ser a salvação das lavouras que estavam abandonadas nos últimos anos em função da seca”, confirmou.

Com as previsões de chuvas nos próximos meses, os agricultores acreditam a safra em 2017 seja ainda maior que a deste ano, que já chega a um milhão de toneladas apenas na região Norte-Fluminense.

Expectativa de crescimento

Para o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Alves, o plantio tradicionalmente se inicia em setembro e a chuva que já era esperada começa a movimentar o setor. “Esta chuva já é suficiente para umedecer o solo para que o plantio possa ser realizado”, afirmou o secretário, destacando que o plantio começa agora e deve se estender até novembro.

Segundo Alves, a expectativa é de crescimento nas duas próximas safras se as projeções se confirmarem.
O Diárionf/Show Francisco

Nenhum comentário: