segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Imburi de Campos amanhece com agito de um atacante espinhoso nas árvores

OURIÇO CACHEIRO ATACA!















Neste exato momento um animal denominado OURIÇO CACHEIRO animal espinhoso numa árvore de uma residência na localidade de Imburi em São Francisco de Itabapoana.

Já liguei para a DEFESA CIVIL, GUARDA CIVIL MUNICIPAL devido ser feriado nesta segunda feira ninguém atende os telefones, esses serviços deveriam ter plantão.

Conseguimos falar com o pessoal da Guarda Florestal por que nossa equipe esteve no local e eles compareceram onde o animal estava.


Nome Científico:Coendou prehensilis
Família: Erethizontidae
Ordem: Rodentia
Distribuição: Ocorre desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, incluindo Minas Gerais.
Alimentação: Frutas, raízes, vegetais cultivados e insetos.
Reprodução: Eles procriam na Primavera e no Verão. Normalmente a prole é de quatro crias.

Esse pequeno animal normalmente tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que já estes se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.

Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.

No Brasil, seu nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas, de três gêneros diferentes: Coendou, Sphiggurus e Chaetomys. A espécie mais ameaçada é aChaetomys subspinosus.

O “cacheiro” em questão, de certa forma, resume a sua natureza: cachar, no dicionário, é o mesmo que esconder-se, ocultar-se e ainda punho que se prende a lâmina de espada. Ele não se faz de rogado e prende-se aos cipós, agarrado a até 15 metros de altura. Pura estratégia de sobrevivência.

Show Francisco


Nenhum comentário: