segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Domingo de provas para acesso ao IFF



Marcus Pinheiro/Fotos: Rodrigo Silveira e Alirio Menezes

As provas do Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos Técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF) ocorreram na manhã deste domingo (27), das 8h30 às 11h30, nos municípios das regiões Norte, Noroeste, Lagos e Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Em Campos, momentos antes da abertura dos portões do IFF Centro, a fila iniciada na rua Barão da Lagoa Dourada dobrava a esquina da avenida 28 de Março. Em virtude do grande número de inscritos, houve tumulto no momento em que os candidatos acessavam a unidade e os portões tiveram de ser novamente fechados por cerca de cinco minutos até que a ordem fosse restabelecida. Nenhum candidato foi impedido de entrar na instituição.

Na expectativa de aprovação para o curso integrado do IFF, onde pretende cursar o ensino médio em conjunto ao técnico em Edificações, a estudante do 9º ano do ensino fundamental Giselly Ferreira da Silva, 15 anos, revelou, momentos após ter concluído a avaliação, ter se preparado para o processo seletivo durante nove meses. Segundo a candidata, a prova foi realizada de forma tranqüila, com base nos conhecimentos adquiridos. “Ingressei em um curso preparatório em março e, desde então, estou focada neste dia. Acredito ter sido aprovada”, contou confiante.

De acordo com o diretor de políticas de acesso do IFF, Marcelo Sarmento, ao todo, 11.115 candidatos se inscreveram para as 2.765 vagas disponibilizadas para os cursos técnicos de nível médio, no 1° semestre de 2017, dos Campi Avançados Cambuci, Maricá e São João da Barra e dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua. Segundo Marcelo, o número de candidatos ausentes nas seleções da região foi de 1.476, totalizando 12,9% dos inscritos no processo.

O diretor de políticas de acesso informou, ainda, que o curso com maior número de inscritos foi o de Edificações, na forma de oferta integrada, turno diurno, do Campus Campos Centro, com 605 candidatos. O curso com a maior relação candidato/vaga foi o de Meio Ambiente, na forma de oferta integrada, turno diurno, do Campus Macaé, com 13.57 candidatos por vaga.
Fmanha/Show Francisco

Nenhum comentário: