segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Vigilância Sanitária apreende 250 kg de alimentos impróprios para o consumo

A operação teve como objetivo averiguar denúncias sobre as condições de higiene dos estabelecimentos



A Vigilância Sanitária de Campos deflagrou na manhã desta segunda-feira (07) a Operação Mercado Negro, em ação conjunta com o Ministério Público Estadual (M-RJ). A operação teve como objetivo averiguar denúncias sobre as condições de higiene dos estabelecimentos comerciais localizados no Mercado Municipal, bem como as condições de armazenamento e manipulação dos alimentos, além de verificar sua procedência, visando coibir o comércio de qualquer alimento de origem clandestina, ou seja, aqueles obtidos ou fabricados por estabelecimentos sem registro no Serviço Oficial de Inspeção Sanitária de algum dos Órgãos de Agricultura (SIM, SIE ou SIF).

No estabelecimento os fiscais flagraram carne salgada exposta sem proteção contra poeira e insetos, com moscas em cima do alimento, linguiça de fabricação clandestina (sem registro na inspeção sanitária) e diversos alimentos com prazo de validade vencido. Os fiscais encontraram também fiação exposta, baratas mortas no chão, muita teia de aranha e sujeira nas paredes, teto e chão, além de lâmpadas sem proteção contra quebra, inclusive amarradas de modo improvisado com fios, representando risco de queda e contaminação dos alimentos manipulados e armazenados.

A Operação Mercado Negro terá continuidade até que sejam apuradas as condições de todos os estabelecimentos localizados no Mercado Municipal, verificando, inclusive, a existência de estabelecimentos sem registro junto à Vigilância Sanitária Municipal.

Ao todo, no local, foram apreendidos para destruição cerca de 250 kg de alimentos impróprios para o consumo. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 134ª DP, no Centro.

Campos 24 Horas/Show Francisco


Nenhum comentário: