Por Arnaldo Neto
Não diplomados
Os seis vereadores eleitos em Campos e que não foram diplomados na última segunda-feira — Jorge Rangel (PTB), Kellinho (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB) e Thiago Virgílio (PTC) — dificilmente conseguirão reverter a situação até a data da posse, 1º de janeiro. O período é de recesso no Judiciário e o mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado por eles já foi negado pela desembargadora Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota. A análise agora cabe ao colegiado, que provavelmente só se reunirá a partir de 6 de janeiro.
Só 19 cadeiras
O vereador Marcão Gomes (Rede), mais votado no último pleito com 5.552 votos, vai presidir a sessão de posse no dia 1º de janeiro. Segundo o parlamentar, forte candidato à presidência da Casa no primeiro biênio e que tem o apoio do prefeito eleito Rafael Diniz (PPS), a sessão será instaurada apenas com 19 cadeiras, com os eleitos diplomados. Marcão explica que a decisão do Judiciário para que seis eleitos não fossem diplomados também não determinou a convocação de suplentes. Aguardará a decisão da Justiça que só deve ocorrer após o recesso.
Manobra?
O presidente da Câmara de Campos, Edson Batista (PTB), anunciou em junho a abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que teriam a missão de investigar o Trabalho Infantil e Violência no entorno das escolas. Até hoje, porém, nenhum resultado foi apresentado. Na época, a oposição disse que as comissões foram criadas para evitar a abertura da CPI da Lava Jato, com o objetivo de investigar o bilionário contrato da Odebrecht em Campos. Mesmo com número de assinaturas necessárias, ela foi pro fim da fila. Uma resolução aprovada pelos aliados do governo determinou que só duas CPIs podem funcionar por vez.
Expectativa
O comércio campista aposta nos consumidores que sempre deixam as compras para a última hora para aquecer as vendas. Com a proximidade do Natal, o movimento já é maior nas ruas do centro de Campos e também nos shoppings da cidade. As entidades representativas de classe ainda não fizeram nenhum balanço oficial das vendas. O Natal é a principal data comemorativa para o comércio varejista.
Calor
O verão começa oficialmente ontem e termina no dia 20 de março de 2017, embora a onda de calor e fortes chuvas na região já tenham começado bem antes. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, mas não é bem isso que a população tem sentido nos últimos dias.
Facultativo
As festas de fim de ano serão com feriados prolongados. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) decretou ponto facultativo nas repartições públicas do Estado nos dias 23 e 30 de dezembro. Nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências públicas ou de interesse público, o expediente será normal.
Mais ônibus
Com as festas de fim de ano, um esquema especial de operações foi montado para atender o aumento do fluxo de pessoas viajando nas linhas da empresa pelas rodoviárias do Norte e Noroeste Fluminense. Em Campos, a previsão é que até sábado (31), 587 ônibus da 1001, sendo 99 extras, partam das rodoviárias do Shopping Estrada e Roberto Silveira para diversas cidades do estado, além da capital. São esperadas cerca de 23 mil pessoas embarcando nos ônibus da empresa nesse período. Já para as cidades do Noroeste, a previsão é de um movimento bem maior na chegada de passageiros. Estão previstos 415 ônibus, sendo 59 extras, desembarcando cerca de 16 mil passageiros.
Acumulada
A Mega-Sena pode pagar R4 40 milhões hoje. As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50. Por causa da “Mega Semana de Natal”, ao invés dos tradicionais dois sorteios semanais (quarta e sábado), são realizados três. Na próxima semana, a Loteria da Caixa faz o sorteio da Mega da Virada. A expectativa é que o premio chegue a R$ 200 milhões.
Com a colaboração do jornalista Rodrigo Gonçalves
Fmanha/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário