sábado, 17 de dezembro de 2016

Comissão debate extinção de escolas



Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Comte Bittencourt (PPS) pediu ao secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que disponibilizasse uma equipe durante três dias, que começou a contar nesta sexta, para analisar com deputados e alunos problemas específicos de cada unidade de ensino do estado, principalmente as que correm o risco de fechar. “Temos que tratar cada caso com a particularidade que é necessária”, justificou Comte.

O deputado Flávio Serafini (PSol) lembrou que de 2010 a 2015 foram fechadas 198 escolas estaduais, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). “Esse número só aumenta a cada ano”, afirmou Serafini. Para 2017 já está previsto o fechamento de mais cinco unidades, duas em Niterói e Volta Redonda e uma em São Gonçalo. No entanto, o secretário pontuou que as duas escolas de Niterói ainda estão em processo de negociação.

Wagner Victer alegou que as mudanças relacionadas ao cancelamento de turmas, turnos ou cursos, fechamento e municipalização de unidades estão sendo discutidas com prefeitos do estado. “As duas escolas de Niterói estão na lista para serem fechadas a pedido da própria prefeitura. O nosso objetivo não é reduzir a oferta de ensino no estado”, disse Victer. O secretário anunciou que serão abertas mais 30 escolas em turno integral no próximo ano. “As unidades ficarão em municípios carentes como Paracambi e Japeri”, explicou.
Fmanha/Show Francisco

Nenhum comentário: