Daniela Abreu/Foto: Marcos Gonçalves
O caos na Saúde de Campos parece caminhar ao passo da capacidade de justificativa dos gestores da pasta. Na tarde dessa quarta (21), mães que procuraram o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), na antiga Apic, se depararam com a falta de agulhas para vacinação. Segundo funcionários, o insumo teria acabado na terça-feira (20) e a previsão para reposição é apenas para a semana que vem. Até lá, o calendário de vacinas das crianças terá que esperar.
Uma mãe, que não quis se identificar, contou que veio de Tocos para vacinar uma bebê com a BCG e atualizar a caderneta de vacina da outra filha, de três anos. No local, ela contou que foi informada de que deveria agendar a vacinação e aguardar a estabilização do serviço.
A equipe de reportagem esteve no CRTCA e, segundo a diretora da unidade, Sandra Maria Pedra Sá, não há falta de agulhas, mas de descarpacks, que é o local apropriado para descarte de resíduos hospitalares. Ainda segundo a diretora, já teria sido dado “um jeito” na situação.
Na antiga Apic, funcionários que não quiseram se identificar contaram que as agulhas acabaram na última terça-feira e que nessa quarta não houve vacinação. Eles confirmaram a necessidade de agendamento para a BCG, a única que está sendo oferecida às crianças. As demais, somente com a chegada do material.
A secretaria municipal de Saúde foi questionada sobre o assunto e, por nota, o responsável técnico pela Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, afirmou que o município atingiu todos os indicadores vacinais sugeridos pelo Ministério da Saúde e que a agulha específica que aplica a vacina nos bebês é distribuída pelo Governo do Estado. “Não existe desassistência, nossos munícipes estão cobertos. O que houve foi uma falta pontual na distribuição de insumo por parte da secretaria estadual de Saúde, mas que já foi normalizada nesta quarta-feira”, disse.
Por conta da hora em que a resposta da secretaria de Saúde de Campos foi enviada, não houve tempo hábil para questionamento ao órgão estadual.
Fmanha/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário