Foto: Divulgação
Diversos emmais nos chegam a redação do blog de moradores de diversas localidades de São Francisco de Itabapoana, reclamando da infestação de mosquitos que, segundo eles, se intensificou durante a última semana. Como você pode ver em imagens enviadas para denunciar o problema. As fotos mostram os insetos aglomerados nas paredes e no chão das casas após a utilização de inseticidas.
De acordo com a moradora Aline Gomes, de 27 anos, o aparecimento dos mosquitos está dificultando o acesso a áreas públicas e causando prejuízos ao comércio local. “Ninguém consegue sair de casa. Ir à rua ficou impossível. Os proprietários dos quiosques não estão conseguindo abrir os pontos. A situação está insuportável”, imaginem aqueles quiosque que estão fechados e abandonados pelo poder público que já recebeu ordem do Ministério Público para derrubá los, contou.
Nossa reportagem conversou conversou com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eufrásio Lisboa dos Santos, de acordo com as suas palavras a proliferação dos insetos está ligada às condições climáticas e geográficas. Segundo ele, as chuvas registradas nos últimos dias e o elevado número de áreas alagadas existentes na região estão cooperando para o aparecimento dos pernilongos. “A infestação está sendo causada pelo Aedes taeniorhynchus, que também é conhecido como o ‘mosquito negro do pântano de sal’. Este é um mosquito costeiro, de água salgada, que se prolifera com facilidade e em grande número de águas nos rios e lagos das praias. Em especial, durante as temporadas de chuvas, como as que vêm ocorrendo nos últimos dias.
Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário