sábado, 24 de dezembro de 2016

Petroleiros decretam greve



Foto: Divulgação

O sindicato dos petroleiros iniciou, à 0h desta sexta-feira (23), uma greve nacional para forçar a Petrobras a apresentar nova proposta para o reajuste salarial de 2016. A mobilização ocorre nas refinarias e unidades operacionais, informou a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que congrega cinco sindicatos com atuação em oito Estados. Nos 13 sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), as assembleias também aprovaram o indicativo de greve. Entre eles, está o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).

As negociações entre a Petrobras e os sindicatos estaduais tiveram início em setembro. Desde então, a Petrobras fez duas ofertas de reajuste que agradaram à categoria. A última proposta é de aumento de 6% retroativo a setembro mais 2,8% a partir de fevereiro. Os sindicalistas reclamam da proposta de redução da jornada de trabalho em 25%, com corte equivalente nos rendimentos.

Nessa quinta (22) foi realizado um enterro simbólico do RH da Petrobrás no Edifício Senado para protestar contra as práticas antissindicais da companhia que, segundo a categoria, “se recusa a negociar melhorias na proposta econômica do ACT e suspende reuniões anteriormente agendadas com os petroleiros”.
Show Francisco

Nenhum comentário: