terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Diálogo e Credibilidade: Secretaria de Saúde com os Conselheiros Municipais.



   Estreitar os laços entre a secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana e os membros do Conselho Municipal de Saúde foi um dos objetivos alcançados na reunião que aconteceu na sede da prefeitura, na tarde dessa terça-feira (24/01). O encontro aconteceu ainda para dar credibilidade a comissão, porque na gestão anterior, os membros não tinham uma participação ativa na pasta.

A secretária de Saúde, Shirley Rangel Gomes, falou da importância do Conselho para o setor. “O Conselho Municipal deve ser sim independente e participativo, como forma de nos auxiliar no processo de gestão da saúde no município. Ele é como uma mãe que orienta e educa”, disse a secretária.

Durante a reunião todos se apresentaram e detalharam a falta e o descaso da gestão anterior. Segundo os membros, a estrutura física do Conselho é impróprio, os membros não recebiam assistência técnica de situações que eles não conheciam e que o hospital não tinha nem mesmo água para beber. Por essa razão eles recebiam, inclusive, doações de outras pessoas para suprir essas necessidades.

A secretária de Saúde também apresentou para a Comissão a situação em que a secretaria se encontrava. “Tive que mobilizar uma força tarefa para fazer uma auditoria interna na saúde porque encontramos muitos problemas no setor, que inclusive está em risco de perder verbas de investimento por falta de registros e dados que não foram feitos pela gestão anterior ao Ministério da Saúde. Estou tendo que correr contra o tempo”, relatou.

Segundo Shirley, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) está em local inadequado e há equipamentos que não foram cadastrados. “Isso é perda de verba. Nossa proposta é revitalizar a assistência do município”, disse.

Com concordância dos Conselheiros, a agenda das reuniões foi definida, com a possibilidade de reunião extraordinária, a fim de definir as pessoas que devem ser inseridas no Conselho, como a Secretária Executiva que deve ser indicada e o representante do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), que será solicitado por ofício ao Representante da Sub-seção do órgão em Campos.

Ascom SFI RJ/Show Francisco

Um comentário:

Unknown disse...

A saúde de SFI está em ótimas mãos....