quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Alunos voltam às aulas nesta quarta-feira

Instituto Municipal de Transportes Terrestres reforçou as faixas de pedestres em, aproximadamente, 90 pontos, visando desafogar o trânsito

secretário disse que adiamento foi devido ao atraso da merenda (foto: SECOM / PMCG)

Léo Menezes

As aulas na rede municipal de ensino de Campos começam nesta quarta-feira (15) e os pais de alunos muitas vezes ficam em dúvida de como ajudar os filhos na preparação para mais um ano de estudos. O fato é que não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma ou rever os amigos mais antigos. Por isso, cabe aos pais conversarem com a garotada para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.

O tão temido primeiro dia de aula, principalmente para as crianças menores, não precisa ser um bicho de sete cabeças para os pais. É o que garante a pedagoga Rita Chardelli.

“A primeira coisa que eles têm que mostrar para as crianças, é que a escola é um lugar seguro e importante para o futuro delas. A criança reflete a atitude dos pais, ou seja, se eles demonstrarem insegurança os filhos também vão se sentir assim”, pontuou Chardelli.

A pedagoga ainda alertou sobre a importância da parceria entre os pais e a instituição de ensino, pois lá eles aprendem não só conceitos teóricos, mas também a conviver com outras crianças e se comportar em grupo.

“Muitos desses pais vem pra escola apenas reclamar, mas se esquecem das reuniões e a troca de informações. O objetivo da escola é ajudar também na formação moral e ética como ser integral. E para isso acontecer deve haver uma comunicação constante com a direção da escola”, ressaltou.

Em casa, a preparação de um ambiente de estudos saudável e organizado também é fundamental. Os pais devem estar atentos desde a organização do material escolar, trabalhos, dever de casa, além de estipular horários para os estudos.

“É uma tradição, por muitas vezes, impor o estudo para a criança como forma de castigo. Isso é um absurdo! Assim como a leitura, o estudo tem que ser apresentado para a criança como forma prazerosa, pois ela vai levar isso para o resto da vida. Se encarar como castigo, ela vai ter essa visão para o resto da vida, e ver como uma coisa chata”, esclareceu.

Adiamento - As aulas da rede municipal em Campos teriam início na segunda-feira (13), mas foram adiadas em dois dias, retornando nesta quarta. De acordo com o secretário de Educação Brand Arenari, o adiamento foi devido ao atraso na entrega das merendas.

"A maioria dos fornecedores é do Espírito Santo e o atraso na entrega de alguns alimentos aconteceu devido ao problema da instabilidade na segurança enfrentado atualmente pelo Estado. Ainda não havia chegado, por exemplo, o feijão e o leite em pó. Já conseguimos que alguns alimentos chegassem em prioridade às creches, mas não chegaria para todas as unidades em tempo. Sendo assim, não arriscamos retornar às aulas correndo o risco de alguns alunos ficarem sem a alimentação completa. Precisamos trabalhar com transparência e responsabilidade", afirma Brand.

O secretário de Educação ressaltou ainda que os funcionários estão preparando as unidades escolares desde a última quarta-feira para a recepção dos alunos. “Queremos começar o ano letivo em perfeitas condições, sem nenhum transtorno para os alunos e para os profissionais”.

Faixas de pedestres reforçadas perto de escolas


O trânsito de veículos nas proximidades das escolas em horários de entrada e saída, por muitas vezes, acaba se tornando caótico. Para tentar amenizar essa situação, evitando congestionamentos, o Instituto Municipal de Transportes Terrestres (IMTT) reforçou as faixas de pedestres em, aproximadamente, 90 pontos próximos a creches, escolas e entidades assistenciais. Segundo o vice-presidente do IMTT, Acyr Lima Bueno, a medida visa a proporcionar maior segurança aos alunos, pais e funcionários.

“Estamos reforçando a sinalização horizontal para que os motoristas visualizem melhor as faixas e, assim, possam colaborar para um trânsito mais seguro para nossa população”, informa Acyr.

A equipe já esteve nos bairros Alphaville I, IPS e Turfe, entre outros. O trabalho já foi feito nas ruas João Maria, Rua das Palmeiras, Rua dos Goitacazes, Riachuelo e Visconde de Itaboraí. Além disso, placas de sinalização foram colocadas indicando a presença de escola.

“É fundamental que, a partir do início das aulas, todos colaborem e respeitem a sinalização para garantir a segurança de todos. Também é importante não formar filas duplas para que não haja retenções no trânsito”, reforça.
Show Francisco

Nenhum comentário: