terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Após anos de espera, pescadores de Guaxindiba têm pedido atendido no Governo de Francimara.

Há cerca de três anos, pescadores da localidade de Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana, convivem com um grande problema: a boca do Rio Guaxindiba está muito assoreada e não há como realizar as desembarcações em lugar mais próximo.

Para atender a solicitação da classe pesqueira, a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (13/02), a retirada da extensa camada de areia que impede que o Rio Guaxindiba se encontre com o mar. Essa iniciativa vai beneficiar cerca de 400 pescadores que utilizam o rio como canal mais propício para desembarcar o pescado.

O secretário de Meio Ambiente, Ilzomar Soares Filho, falou dos fatores que causaram o problema. “No percurso do Rio Guaxindiba, muitas pessoas fizeram represas e como existe pouca precipitação de chuva, o rio não tem força suficiente para jogar sedimentos para o mar. Além do mais, o mar que deveria estar mais baixo, está alto. Com isso os sedimentos são impulsionados para a faixa arenosa. Essa ação impossibilita que o rio faça o curso normal”, explicou o secretário.

Ilzomar ainda falou que, devido a esse fato foi necessário fazer uma intervenção abrindo a faixa arenosa para água escoar. “A pedido dos moradores estamos abrindo o canal para auxiliar também no escoamento de água e fixação do fundo lodoso”, disse.


Ascom SFI RJ/Show Francisco

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom! Precisamos de luz nas ruas de guaxindiba. A minha rua é paralela a da prefeita e está muito escura. Boa sorte no governo.

Anônimo disse...

Minha rua é Campos Sales,em frente da mha casa nós fizemos o poste,mto escura.Olhe por nós, boa sorte