sexta-feira, 3 de março de 2017

Com câncer, campista de 6 anos agoniza no Ferreira Machado a espera de transferência


O pequeno Iader Coutinho dos Santos, de apenas 6 anos, está internado desde o dia 8 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, a espera de transferência para um hospital especializado no tipo de tratamento que necessita passar. Há quase um mês, a família da criança labuta para que o ele seja transferido para Itaperuna ou Rio de Janeiro, mas, segundo parentes, a própria unidade de saúde não explica o porquê de a transferência ainda não ter acontecido.

De acordo com Cenilda Coutinho Souza, tia da criança, em novembro de 2016, a família de Iader descobriu que ele sofria de câncer do tipo meduloblastoma, e no mesmo mês, passou por uma cirurgia no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Após o procedimento, o menino foi encaminhado para o tratamento de radioterapia na própria cidade. Antes, porém, de dar início a radioterapia, a criança teve uma crise convulsiva em Campos, cidade onde mora, e foi socorrido para o HFM, onde está internado desde o dia 8 do mês passado. “Ele está agonizando durante todo esse tempo e o hospital não dá nenhuma informação concreta. No RJ, o INCA alega que a cirurgia de Iader aconteceu no Hospital São José do Avaí. Desta forma, o tratamento deverá acontecer na unidade de saúde itaperunse. Já o hospital São José do Avaí, diz que não pode receber o paciente porque não existe convênio entre a Prefeitura de Campos”, explica.

Enquanto os hospitais ficam nesse jogo de empurra, a saúde do pequeno Iader vai ficando cada vez mais debilitada. “O meduloblastoma é um tipo de câncer raro, que atinge principalmente a crianças. Ele está em coma e precisa receber um atendimento especializado o quanto antes. Não sabemos mais o que fazer ou a quem recorrer”, desabafa Cenilda.

A equipe de reportagem do jornal Notícia Urbana entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos e do Hospital Ferreira Machado para saber o motivo de Iader ainda não ter sido transferido. Até a publicação desta reportagem, no entanto, os órgãos não haviam respondido nossas perguntas.
Noticia Urbana/Show Francisco

Nenhum comentário: