A distância entre o asteroide e a Terra será de 1,8 milhão de quilômetros
Um asteróide passará pela Terra nesta quarta-feira (19/04), mas não há chances do objeto colidir com o planeta. A distância entre os corpos será de 1,8 milhão de quilômetros, pouco mais de 4,6 vezes a distância da Terra à Lua. Segundo o presidente do Clube de Astronomia Louis Crulz, Marcelo Souza, assim que os asteróides são descobertos, cientistas fazem análise da órbita para saber por onde vão passar.
“Mas não há riscos de impacto com a Terra. Neste dia, quem tiver um bom telescópio, vai poder visualizar um pontinho luminoso no céu por uma ou duas noites antes que desapareça”, ressaltou. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o asteróide 2004 JO25 é relativamente grande: tem aproximadamente 650 metros e uma superfície que reflete duas vezes mais forte que a Lua.
O objeto foi descoberto em 2014 por astrônomos em Tucson, no Arizona, Estados Unidos. Apesar da trajetória já ser bem conhecida, pouco se sabe sobre suas propriedades físicas. Por isso, os astrônomos do mundo todo estão se preparando para tentar obter imagens e mais informações.
Reportagem: Redação/Uol/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário