domingo, 21 de maio de 2017

Defesa Civil de Campos faz reparo na ponte ferroviária

Equipe removeu parte de uma barra de ferro


reparo na estrutura foi realizada por uma equipe da Defesa Civil; uma barra de ferro exposta foi retirada do local (fotos: Secom - PMCG)

Da Assessoria

Na manhã deste sábado (20), uma equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em caráter emergencial, removeu parte de uma barra de ferro da ponte ferroviária, na Avenida XV de Novembro, que oferecia riscos de acidentes aos motoristas que trafegam pelo local. De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil, major Edison Pessanha, a barra de ferro retirada não compromete a estrutura da ponte, mas vistorias identificaram a necessidade da remoção, pois abaixou o nível de altura da ponte, podendo provocar algum acidente com caminhão ou ônibus mais alto. "De acordo com relatos de comerciantes, no início da semana um caminhão teria passado e batido na barra de ferro, o que fez com que ela entortasse e ficasse com uma ponta para baixo. O nível de altura no trecho é de 3,5 metros e com a ponta exposta para baixo o nível baixou uns 50 centímetros. Se permanecesse do jeito que estava, um ônibus daquele tipo double não passaria por aqui", explicou.

O trabalho de remoção da peça durou cerca de 20 minutos e o trânsito foi controlado com apoio da Guarda Civil Municipal. Ainda segundo major Edison, na segunda-feira a empresa responsável pela ponte, a Ferrovia Centro Atlântica, será informada do trabalho realizado em caráter emergencial.

Neste domingo (21), equipes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) vão realizar ações dentro da campanha “Maio Amarelo” — movimento mundial de luta pela conscientização e humanização no trânsito. Segundo o presidente do instituto, Renato Siqueira, neste dia, as ações serão concentradas nos projetos Samba na Praça, no Jardim do Liceu, e no Via Esportes, na Arthur Bernardes. A partir das 8h, será montada uma tenda em parceria com o Sest/Senat e haverá exposição de veículos destruídos em acidentes, além de distribuição de adesivos.

No dia 31, será realizado no auditório do Sest/Senat o simpósio de ações preventivas "Por um trânsito mais seguro", das 7h30 às 17h. Serão palestrantes: Iuri Guerra (Polícia Rodoviária Federal), Renato Siqueira (IMTT) e a psicóloga Janaína SantAnna. Durante o dia, haverá ainda workshops com os seguintes temas: Dinheiro ou vida?, Matar ou morrer? e Ver e ser visto, sua vida depende disso. Todos ministrados por instrutores do Sest/Senat. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: sharlyssantos@sestsenat.org.br.

Renato ressalta, ser indispensável, a população obedecer a sinalização viária, os limites de velocidade e dirigir em segurança ao utilizar os equipamentos correspondentes. Além de evitar bebidas alcóolicas e priorizar pedestres e ciclistas. "Vamos usar vídeos, gravações curtas de áudios. Também colocaremos faixas em locais estratégicos para chamar a atenção de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Nos jogos da segunda divisão, os times entrarão em campo com faixas alusivas à campanha, que depois serão colocadas nos alambrados. Enfatizar o movimento "Maio Amarelo", é um dever do IMTT, mas, também, uma responsabilidade de toda a sociedade", disse Siqueira.

Nenhum comentário: