quinta-feira, 18 de maio de 2017

Expansão da Vitória-Minas pode chegar ao centro do Rio de Janeiro

Projeto quer ampliar trecho da estrada para além de Presidente Kennedy

Gazeta Online


A expansão da ferrovia que liga Vitória a Minas Gerais até o Sul do Estado pode ir além de Presidente Kennedy. A Vale e os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro negociam um projeto que aumentaria o trecho da ferrovia até a região central do Rio.

Essa possibilidade aumentou depois da aprovação, na última semana, de uma Medida Provisória no Congresso que permite que o governo federal negocie as concessões de infraestrutura.

A concessão da ferrovia Vitória-Minas, controlada pela Vale, por exemplo, tem validade até 2026. O tempo de renovação ainda não foi definido, mas deve ser fechado em um novo prazo de 30 anos. Em negociação para a renovação da concessão da malha ferroviária já existente, a Vale sinalizou interesse em desenvolver o projeto para ampliação da estrada de ferro até a cidade de Presidente Kennedy.

Paralelo ao pleito capixaba por uma extensão da rodovia, o governo do Rio de Janeiro pressiona o Ministério dos Transportes para que a MRS Logística também conecte seu trecho de ferrovia da região metropolitana da capital carioca até o Porto Central, permitindo a ligação entre os dois Estados pela malha ferroviária. A ligação com a concessionária permitiria viagens de trem de Vitória até Santos, em São Paulo.

“Ao passar pelo litoral, essa ferrovia melhora bastante as condições de operação dos nossos portos. É o mesmo projeto da EF-118 só que pensado de uma maneira diferente, passando por Itaoca, Itapemirim e Ubu. É difícil falar em data, mas acredito que esse acordo se consolide neste ano e há uma perspectiva de que, no ano que vem, as obras possam ser iniciadas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo.

Informações de bastidores dão conta que executivos da Vale já teriam sinalizado positivamente para o projeto e que a negociação depende da superação de “burocracia técnica”. A construção da ferrovia, que deve custar algo em torno de R$ 5 bilhões, seria licitada pela Vale e investidores chineses já estariam de olho na obra.

A Vale informou que “está numa fase avançada com o governo federal por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para definição do valor de uma eventual renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Sendo acordada a renovação, os investimentos a serem feitos como contrapartida serão definidos pelo governo federal”.

Também já é discutido internamente as licenças ambientais para a construção da nova linha. “Em uma escala de uma a dez, as chances para termos uma linha férrea que vá até a divisa com o Rio é nove”, afirmou o governador Paulo Hartung.

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