De acordo com a Secretária de Saúde Shirley Rangel Gomes é de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a Influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno. “Atingimos 36% da meta prevista e pretendemos ampliar o número de vacinados até o término da campanha. Este ano, a Prefeita ampliou o número de postos de vacinação para que todo o público-alvo fosse vacinado”, enfatizou a secretária, completando ainda que além dos postos de vacinação, há ainda as unidades volantes que estão percorrendo pontos do município para ampliar a imunização. “Vale ressaltar que contamos com a adesão dos professores de nosso município que ainda não se vacinaram, para que todos sejam imunizados”, frisa Shirley.
Segundo a Anvisa, este ano a vacina trará uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1, sendo mais completa e eficaz.A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, após aplicada.
Durante esse novo período continuará sendo recomendada a vacinação de indivíduos com 60 anos de idade ou mais, de trabalhadores da área de saúde, de crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, de gestantes, de mulheres que tiveram filhos recentemente (as puérperas até 45 dias após o parto), de grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Estão na lista os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
Cuidados essenciais
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Postos de atendimento:
PSF (Programa Saúde da Família) de Barra, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú e UBS (Unidade Básica de Saúde) de Santa Clara, Buena e Imburi, além da Clínica da Família, localizada no Centro da cidade e no Hospital Manoel Carola.
Ascom SFI RJ
Beber água pode ajudar o cérebro a trabalhar mais rápido, segundo uma pesquisa da Universidade do Leste de Londres. Os cientistas descobriram que pessoas que tomam 500 ml de água antes das tarefas intelectuais têm reações 14% mais rápidas.
O tempo de reação parece ser ainda maior quando as pessoas têm sede, provavelmente porque a sede tira a atenção das tarefas - explica a psicóloga Caroline Edmonds, líder do estudo. - Há ainda teorias hormonais sobre como a desidratação afeta o cérebro e é possível que a água conserte este desequilíbrio também, já que 80% do corpo é composto por água.
Estudos anteriores da mesma cientista mostraram que crianças que bebiam mais água tinham mais atenção às tarefas e melhoravam a memória. Entre adultos, os resultados não são tão claros: alguns desenvolvem pior tarefas muito complexas quando bebem um copo d´água.
Nestes estudos, feitos em conjunto com a Universidade de Westminster, os pesquisadores pediram que 34 voluntários fizessem uma série de atividades depois de uma noite sem beber fluido algum. Antes de cada teste eles comiam uma barra de cereal ou 500 ml de água ou apenas a barra de cereal. Agora a pesquisadora estuda se a temperatura da água pode ter algum papel nessa equação.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário