quarta-feira, 21 de junho de 2017

Polo de perícias médicas para servidor é inaugurado

Inicialmente, estrutura atenderá funcionários da Educação do Estado

Inauguração do setor de perícias médicas da Seeduc na Policlínica com presença de autoridades (foto: Isaías Fernandes)

Léo Menezes

O segundo Polo de Perícias Médicas Descentralizadas para servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) foi inaugurado na manhã desta terça-feira (20), em Campos. A unidade passa a funcionar no interior da 4ª Policlínica do Corpo de Bombeiros e atenderá todos os professores da rede estadual que queiram realizar suas avaliações médicas para afastamentos por problemas de saúde. Antes, os servidores tinham que ir ao Rio de Janeiro para realizar os procedimentos. A inauguração do polo foi o resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação e de Saúde.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Rafael Diniz, o secretário estadual de saúde, Luiz Antônio Teixeira, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Estado de Defesa Civil, Ronaldo Jorge Alcântara, além dos deputados estaduais, Geraldo Pudim e João Peixoto.
O prefeito Rafael Diniz abriu a solenidade falando da importância de valorizar o servidor público, mesmo com todas as dificuldades financeiras do estado e municípios. “Campos deveria ofertar muito mais ao seu servidor, mas infelizmente, devido a dificuldades financeiras estamos impedidos, e por questões legais também, uma vez que já alcançamos o patamar de 54.7 da lei de responsabilidade fiscal, oque também nos impede de estar avançando em vários outros pontos. Essa unidade é uma forma de tentar amenizar a situação do servidor que merece uma saúde de qualidade”, afirmou Diniz.

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é que, nos próximos meses, outros cinco pólos, em diferentes regiões do estado, entrem em funcionamento. Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira, esta é uma demanda antiga dos servidores e a escolha das localidades está sendo avaliada de acordo com as necessidades de cada região. "O polo de perícia médica local representa dignidade para os servidores do nosso Estado que, atualmente, precisam se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro para ter acesso ao serviço. Sem dúvida, com a oferta local, poderemos garantir mais qualidade neste atendimento. É importante entender as necessidades dos nossos servidores, especialmente neste momento de crise financeira pelo qual passa o governo do estado. Nossos servidores devem ser acolhidos e todo o esforço que eles vêm fazendo para manter o funcionamento do Estado merece ser reconhecido", explicou o secretário.

Nos próximos 30 dias, o polo atenderá exclusivamente os servidores da área da Educação, uma vez que estes representam cerca de 80% dos pedidos de perícia médica. Depois deste período inicial, o serviço será extendido aos demais servidores de outras áreas da administração estadual. A previsão é de que o município de Volta Redonda seja o próximo município que passará a ter mais uma unidade de perícias médicas. Antes, apenas os professores que residem na região Sul Fluminense eram atendidos, pelo primeiro polo, que funciona na cidade de Resende.

Dias das perícias serão agendados na própria unidade

O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os dias das perícias, a princípio, serão agendadas em dois da semana. Os profissionais que necessitarem de agendamento terão que comparecer à Policlínica onde uma funcionária administrativa de Seeduc irá marcar o dia e o horário da consulta com o médico perito. A unidade insurance em Campos terá como de conceder licenças médicas de até 60 dias ao ano, licença maternidade, licença amamentação, além de outros tipo de afastamento.

Nenhum comentário: