Segundo a coordenadora da equipe de dentistas de SFI, Carla Rangel Palmeira Pimentel, a reunião é consequência das visitas que o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista Filho, tem feito continuamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e com isso foi identificado que o instrumento de esterilização pode ser usado, caso necessite, tanto pelo enfermeiro como o dentista.
“Como os atendimentos odontológicos nas UBS acontecem em dias predeterminados, em outros horários o instrumento de esterilização fica parado e desocupado. Com isso, o secretário percebeu a necessidade de cada unidade ter seu autoclave que poderá ser usado de forma compartilhada desde que seja feita por profissionais preparados”, falou Carla.
Para a reunião será realizada uma palestra com a coordenadora dos dentistas que abordará sobre “A esterilização” no setor da odontologia e a coordenadora dos enfermeiros do Hospital Municipal Manoel Carola, Thayna Rissa, abordará sobre o mesmo tema, sendo que direcionado para sua área. Eduardo Emerick falará da parte técnica do autoclave e a atendente Mayla Coutinho realizará uma demonstração com o instrumento.
Autoclave - O processo de autoclavagem consiste em manter o material a ser esterilizado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos existentes.
Repórter: Alexandre Paiva/Fotos: Wagner Fraga/Ascom SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário