quinta-feira, 27 de julho de 2017

Naufrágio em Itapemirim: metade da tripulação morre em acidente

Três homens sobreviveram, foram resgatados e devem chegar à costa somente nesta quinta-feira (27)

Gazeta Online

Três pescadores sobreviveram ao naufrágio
Foto: Divulgação

Três pescadores morreram em um naufrágio na madrugada desta quarta-feira (26), em Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo. Segundo informações da Secretaria Municipal de Pesca do município, outros três pescadores sobreviveram ao acidente e chegarão à costa nesta quinta-feira (27).

De acordo com a Rádio Costeira de Itaoca, a embarcação que naufragou era chamada de "Kairos". Os tripulantes que sobreviveram foram identificados apenas como Marcinho, Jacieli e Macarrão. Morreram Pablo Souza Amaral, de 21 anos, Wanderson Batista Gomes, de 18 anos, e Cleidson.

PEDIDO DE SOCORRO


Segundo o secretário José Arthur Marquioli, a informação era de que o mestre da embarcação pediu socorro via rádio por volta de 1h, informando que o barco de pesca estava com um vazamento, entrando água, correndo o risco de afundar. Eles estavam a 150 milhas da costa.

“O barco que estava mais próximo estava a 20 milhas, 32 quilômetros deles, muito longe. Quando chegaram, não sabemos se pela corrente, o barco não foi encontrado. A Marinha foi acionada, helicóptero e até oito embarcações de pesca foram para a região”, contou.

Nesta tarde, por volta das 14h30, os três pescadores com vida foram encontrados em meio aos destroços da embarcação. Eles disseram que os outros três pescadores não resistiram, afundaram e morreram. “Eles estão voltando a costa, mas estão a cerca de 12 horas daqui. Devem chegar às 6h desta quinta-feira em Itapemirim. Eles serão prontamente levados para o Hospital Menino Jesus”, afirmou o secretário. Os tripulantes que sobreviveram ao acidente são trazidos pela embarcação Lavínia II.

Mergulhadores foram acionados, mas, até o momento, nenhum corpo foi encontrado.

FAMÍLIAS
À esquerda, Pablo; à direita Wanderson
Foto: Gazeta Online

Liege Amaral, tia de Pablo, conta que o sobrinho morava na localidade do Gomes, interior de Itapemirim, e que estava pescando há algum tempo. A família disse que o barco apresentou defeito no início da semana. “Ele foi pescar na segunda, mas o barco quebrou. Eles consertaram e voltaram ao mar”, revela.

A tia conta ainda que a mãe do jovem pediu para que ele deixasse as viagens longas em alto-mar. “A mãe dele reclamou e ele estava fazendo viagens mais curtas, como essa. Era um menino lindo, amoroso, trabalhador. Sei que estamos arrasados e está doendo muito esta tragédia”, revela.

Outra vítima da localidade é Wanderson Batista Gomes. O amigo da família, Jean Claude, revela que todo o município está em luto. “Desde cedo estávamos buscando notícias. A princípio eram que todos estavam vivos, mas depois recebemos a notícia. O momento é de muita dor para a família, perder um jovem dessa forma. Itapemirim está em luto”, conta.

Nenhum comentário: