Coleta de material para análise da qualidade do solo e da água nas áreas de propriedades rurais do quinto distrito de São João da Barra começou na terça-feia (11)
Trabalho de coleta de material para analise da qualidade do solo Ascom - PMSJB
A coleta de material para análise da qualidade do solo e da água nas áreas de propriedades rurais do quinto distrito de São João da Barra (SJB), teve inicio na terça-feira (11). Os donos solicitaram e fizeram agendamento na subprefeitura de Sabonete e a ação foi uma resposta da Secretaria de Agricultura aos pequenos produtores, que alegam queda na produção em virtude de uma possível salinização das terras da região.
No mês de abril o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, recebeu cerca de 30 agricultores. Na ocasião foi definida a realização de uma analise técnica nessas propriedades para definir um plano de ação para solucionar o problema.
“Eu pedi três meses para darmos inicio a esse trabalho e estamos começando dentro do prazo. Após o resultado da análise, nossa equipe vai poder viabilizar uma estratégia para ajudar a melhorar a produção nessas áreas”, explicou.
O trabalho está sendo realizado por uma empresa especializada que já começou a fazer a coleta de água, para averiguação dos dados microbiológicos, alcalinidade e investigação para ver se existe contaminação, além de recolhimento de amostra composta do solo para análise de fertilidade e presença de nematoides (micro-organismo que causam doenças nas plantas), entre outros estudos.
O agrônomo da Secretaria, Gustavo Perrout, está acompanhando toda a ação junto com o engenheiro da Emater, Marcus Vinicius Freitas. A secretaria de Agricultura disponibilizou todo o maquinário necessário para fazer a escavação das áreas que serão analisadas. Ainda não há uma previsão de entrega do resultado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário