segunda-feira, 31 de julho de 2017

SFI presente no lançamento do Protratar/Fase 1 de olho no saneamento de Gargaú

São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente no lançamento do Edital 04/2017 referente ao Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar) Fase 1, nesta sexta-feira (28), no auditório da Regional Firjan-Norte Fluminense (NF), em Campos. O objetivo do programa é disponibilizar recursos para ampliação de sistemas de esgotamento sanitário nos municípios, visando a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Representando o Governo Francimara no evento, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares Filho, junto com o secretário de Agricultura e Pesca e vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques.

"SFI defende seu espaço para pleitear habilitação neste projeto, procurando apresentar o saneamento parcial da localidade de Gargaú, onde o impacto é crescente junto ao manguezal, o estuário e o conjunto deltaico. Pretendemos apresentar o projeto básico, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, a fim de avançar na luta para obtenção desse recurso já disponível a fundo perdido por intermédio da Caixa Econômica Federal (CEF)", explicou Ilzomar.

Toda a documentação deverá ser entregue até o próximo dia 6 de setembro para posterior avaliação e resultado final em novembro deste ano. "As perspectivas são ótimas para o município, pois atendemos em grande parte das condicionantes até o momento. Agora é trabalhar firme na obtenção dos documentos que restam, a fim de apresentá-los e assim concorrer e ser contemplado", ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI.

O Edital 04/2017 tem à frente o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

Estiveram presentes ainda ao lançamento representantes de vários municípios da Região NF, o gerente regional da Firjan-NF, Luiz Mário Concebida; o diretor-presidente do Comitê, João Gomes de Siqueira, além de demais membros da Ceivap e Agevap.

Repórter: Alexandre Paiva/Fotos: Divulgação/Ascom SFI

Nenhum comentário: