segunda-feira, 31 de julho de 2017

VI Conferência Municipal de Saúde em SFI encerra com objetivo alcançado


A VI Conferência Municipal de Saúde realizada em São Francisco de Itabapoana alcançou o sucesso esperado. Com o debate realizado entre os delegados da sociedade civil organizada, entidades e representantes governamentais, as propostas foram definidas e agora poderão contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) do município para o ano de 2018/2021. O evento foi realizado nesta sexta-feira (28), no salão Ana Festas e reuniu também diversas autoridades do Executivo e Legislativo Municipal.

Ao abrir a Conferência, a prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos elogiou a equipe e falou da finalidade do encontro. “Parabéns a toda sociedade civil, pela equipe do Conselho Municipal e secretaria de Saúde por esse evento. Vamos discutir e trazer novas ideias, para conseguirmos mudar a história de nossa cidade. Em sete meses fizemos bastante, mas ainda há muita coisa para mudar. Temos que nos unir para fazer uma nova história para São Francisco. Porque quando a gente quer, a gente consegue”, argumentou a prefeita.

Durante a plenária de abertura da Conferência, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno. Sob a direção do maestro Bruno Pereira da Silva, o grupo Art Lata tocou o Hino do Município e o Hino Nacional Brasileiro, seguida do pout pourri da canção Brasileirinho.

No início da conferência foram entregues pelos participantes da mesa, os certificados aos conselheiros que foram recém eleitos nessa semana. Logo em seguida foi realizada a palestra com o tema central do evento intitulado “A saúde que temos… e a saúde que queremos”, com a clínica, geriatra e também formada em ginecologia pela UFRJ, Shirley Barreto A médica abordou sobre os direitos e deveres de cada pessoa dentro das três esferas: Federal, Estadual e Municipal e ainda falou das possibilidades do acesso ao serviço da saúde na realidade do município são franciscano.

Na parte da tarde, as propostas foram discutidas em grupos definidos através do regimento da conferência e separadas em três eixos distintos: direito à Saúde, moderado pelo coordenador da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), Salvador Corrêa Filho; Participação social, conduzida pela assistente social Cristiane Vasconcelos; Financiamento do SUS, pela subcontroladora de Auditoria e Contabilidade de São João da Barra, Liana Pontes.

Logo após houve a plenária para apresentação e apreciação das propostas. E ao final, a entrega dos certificados e encerramento da conferência.

Satisfeito com o resultado do evento, o secretário de Saúde, Sebastião Campista falou da importância da conferência para os rumos da área no município. “Estamos trabalhando para a elaboração do Plano Plurianual, mas tudo isso está no papel, pois precisamos da base daquilo que for proposto. Vamos definir as prioridades porque sabemos que há muito a ser feito também na saúde, na área da emergência, da Atenção Básica, entre outros. Esse é o momento para que possamos pensar e propor efetivamente. Vamos estar sempre ouvindo, mas conto com a colaboração de vocês”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, José Pinto de Souza Filho destacou a importância da presença e cada um e reafirmou que o Legislativo estará à disposição para o bem de São Francisco. 
Ascom SFI-RJ/Show Francisco






















Nenhum comentário: