Rodrigo Silveira-Supcom
Último Censo Agropecuário foi realizado em 2007
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá realizar, em Campos, a partir de 2 de outubro, próximo, o Censo Agropecuário 2017, o mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira. Nessa quarta-feira (09/08), o superintendente municipal de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, participou da primeira reunião de instrução para a pesquisa, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Energia Elétrica do Norte e Noroeste Fluminense (Stieennf). O último Censo Agropecuário foi realizado em 2007.
Nildo Cardoso ressaltou a importância de dados atualizados do IBGE acerca do setor agropecuário.
“Para nós esse Censo é fundamental. A realidade hoje no município é bem diferente daquela observada em 2010. O Censo poderá auxiliar, nos servir como parâmetro, do que temos que fazer para resgatar o setor agrícola no município, que é uma das metas do governo Rafael Diniz”, disse o superintendente.
A coordenadora de subárea do IBGE em Campos, Camila Rodolpho, destacou a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). "A Comissão é presidida por um representante do IBGE e composta por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de entidades de classe, instituições públicas ou privadas e outros representantes da sociedade civil organizada", disse Camila ao ressaltar que a Comissão irá acompanhar as etapas das operações censitárias durante o preparo da operação de campo, e também durante toda a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares.
A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 2018. Em Campos, o trabalho contará com dois polos de coleta, que darão suporte administrativo e técnico durante a ação; 21 recenseadores; dois agentes censitários municipal e oito agentes censitários supervisor.
Também participaram da reunião o superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha; o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Câmara de Vereadores e da Emater-Rio.
Fonte Supcom
Nenhum comentário:
Postar um comentário