segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Dia Municipal da Família reúne centenas de pessoas em SFI





    Centenas de pessoas participaram das celebrações da terceira edição do Dia Municipal da Família, em São Francisco de Itabapoana (SFI), na noite do último sábado (12). Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), a caminhada, que percorreu a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, teve entre 800 e mil participantes.

As comemorações começaram com uma Caminhada Ecumênica pelas Famílias, que saiu do Trevo das Praias até a Praça São Francisco de Paula. O Ministério Divino Som, da Capela de São Jorge, em Imburi, e Paula Azevedo, da Matriz São Francisco de Paula, foram os responsáveis pela animação durante o percurso, que contou com músicas católicas e evangélicas. A Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) e a Guarda Civil Municipal (GCM) atuaram no controle do tráfego.

Na praça central do município, os são franciscanos e visitantes puderam assistir as apresentações musicais do Grupo Só Para Evangelizar (SPE), da Primeira Igreja Batista de SFI, o coral Vozes da Esperança, da Igreja Batista Esperança, e o Ministério Frutos do Espírito, da Paróquia São Francisco de Paula (PSFP). Além disso, houve um culto ecumênico com a participação de líderes religiosos do município. No final do momento, todos deram as mãos e rezaram a oração do “Pai nosso”.

O secretário de Agricultura e Pesca e vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que não pode comparecer devido a uma indisposição. O Executivo municipal apoiou o evento, através da disponibilização de palco, som, iluminação e trio elétrico.

“Parabenizo a vereadora Yara Cinthia pela iniciativa em criar um Projeto de Lei para as famílias, que são a base de nosso município. Todo dia é dia da família. Este é um dia muito importante para nos confraternizar”, afirmou Henriques.

Para Yara, é “um momento de felicidade” ver as ações de seu projeto de nº 008/2014. “Estão tentando destituir a família, mas nós cristãos, independente de religião, temos que nos unir em defesa dela”, disse.

Na sexta-feira (11), foram realizados atos a partir da temática da família em escolas da rede municipal de ensino.

Valorização da família é ressaltada

O presidente da Câmara Municipal de SFI, vereador José Pinto Filho, acompanhou a caminhada e declarou que “precisamos valorizar a família, que é a nossa base. Sem ela não somos nada”.

O deputado estadual Gil Vianna também compareceu ao evento. “A família é importante em qualquer segmento. Este ato é muito importante”, considerou.

A organização dos atos foi de responsabilidade da PSFP. O pároco, padre Lucas Mendes de Oliveira (Paróquia São Francisco de Paula), destacou o suporte da prefeitura à data e a presença de pastores de outras denominações religiosas. “Estamos aqui unidos em defesa da família, que é um projeto de Deus. Alguns querem empurrar uma crise para família, mas não podemos deixar. Em momento algum podemos ser intolerantes, mas temos que colocar nosso ponto de vista. A família que está em Deus, nunca está em crise”, concluiu.

Participaram do culto ecumênico o pastor Júnior Henriques, da Igreja Batista Esperança, o pastor Gleidson Junqueira, da Igreja Batista Manancial de Vida, e o pastor Ademir Ramos, da Segunda Igreja Batista de SFI. Este último sustentou que a “Igreja é a guardiã da família”. 

































Repórter: Júlio César Barreto/Fotos: Divulgação/Ascom SFI 

Nenhum comentário: