sexta-feira, 4 de agosto de 2017

No Governo Francimara, SFI recebe certificado da ONU de compromisso com a resiliência aos desastres naturais


   São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu o certificado de compromisso com a resiliência aos desastres naturais. O documento emitido pela Organização das Nações Unidas (ONU) marca a aderência do município ao Programa “Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!”.

O projeto vai até 2030 e prevê 10 passos essenciais para a construção das chamadas cidades resilientes e a consequente redução do risco de desastres naturais, como enchentes. Entre as medidas estão a identificação de cenários de riscos atuais e futuros e a proteção das barreiras naturais, o que visa aumentar as funções de proteção oferecidas pelos ecossistemas naturais. Além disso, a municipalidade deverá relatar os avanços das ações por meio do preenchimento e publicação dos Relatórios de Auto Avaliação de Governos Locais.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que SFI possui uma biodiversidade grande e diversificada e, em muitos casos, a população reside em áreas de riscos.

“Através de ações prevencionistas definidas pelo programa, vamos atuar para prevenir possíveis desastres naturais”, disse. Para ele, este é um “ganho internacional para SFI”.

Na próxima segunda-feira (7), a prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos assinará o certificado, que será reenviado para a ONU, finalizando assim o processo de inscrição no programa. Ilzomar contou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil enviou um material para a organização, responsável por avaliar e aprovar a entrada da cidade no acordo.

“SFI nunca teve essa oportunidade. Abraçamos a causa e trouxemos isso para o município. É uma significância muito forte”, concluiu o secretário.

Repórter: Júlio César Barreto/Fotos: Divulgação/Reprodução

Nenhum comentário: