sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Saúde: Sindicato e Secretaria se reúnem para discutir demissão de médicos

O médico José Roberto Crespo, do sindicato da categoria, e a secretária de Saúde, Fabiana Catalani, se reuniram.
Foto: Ilustração

O presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, José Roberto Crespo, e a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, iniciaram uma reunião no final da tarde desta quinta-feira (17), na sede do sindicato, para discutir a questão do desligamento de alguns médicos de diversas unidades de saúde local, principalmente, dos dois maiores hospitais da cidade: Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG). Tudo isso, em conseqüência da crise econômica que passa o município.

A Saúde está sendo o assunto da semana em toda a imprensa local, com registro de passeatas pelas ruas da cidade, manifestações na Câmara de Vereadores e diferentes reuniões, tanto sindical quanto patronal (prefeitura). Além disso, quatro neurocirurgiões plantonistas do HFM foram desligados das suas funções e, de acordo com José Roberto Crespo, o número de demissões de médicos de várias especialidades pode aumentar nas unidades hospitalares. Os profissionais são contratados pela prefeitura através do Registro de Pagamento Autônomo (RPA) e que, até esta quinta-feira (17), não haviam recebido o pagamento de salários referente ao mês de julho.

José Renato Crespo explica que ficou acordado na reunião nesta quarta-feira (16) com o prefeito Rafael Diniz, a tentativa do governo liberar 50% dos salários até a próxima semana. “A informação passada pelo prefeito é de que ele irá verificar na Secretaria de Fazenda se tem recurso suficiente para efetuar o pagamento, mas já adiantou que o município está sem dinheiro. Tanto que já houve o anúncio do governo de corte nos salários de 35% já a partir deste mês”, ressaltou o presidente, informando que os demais 50% ainda não foram discutidos.

Nenhum comentário: